O homem no começo de tudo se orientava pelas Estrelas,depois teve a bussola/rosa dos ventos. E hoje em dia se localiza por todas as maneiras citadas e pelo GPS.
Os seres humanos pré-históricos costumavam fazer marcações em superfícies de pedras e paredes. Assim conseguiam identificar locais e saber se já haviam passado por ali antes. Outro jeito de se achar naquela época era usar pontos de referência, como uma grande árvore.
O homem primitivo procurava localizar-se e orientar-se no espaço geográfico para garantir alimentos e abrigos.
No século IV a.C., os chineses experimentaram a utilização de um globo que ajudava na navegação através da posição dos astros e a utilização de meridianos. ... No século seguinte, os árabes apresentaram ao Oriente a bússola como outro útil instrumento de orientação. Não pare agora...
A posição da Lua e das constelações (conjuntos de estrelas) também ajudavam. Atualmente, embarcações pequenas, que não têm equipamentos de orientação, ainda usam os astros para se orientar.
A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. ... Assim, o aluno poderá apropriar-se da representação cartográfica em seu cotidiano e fazer comparações, correlações e análise do espaço vivido.
Como, quando e por que o ser humano passou a falar? Um casal de namorados troca juras de amor. O locutor de um jogo de futebol transmite um lance pela ponta esquerda. Um cientista faz uma comunicação sobre buracos negros num congresso de Astrofísica.
De qualquer forma, todas aquelas mudanças anatômicas fizeram diminuir a boca dos ancestrais do homem. Mas esse, já ereto, pôde usar as mãos para preparar os alimentos antes de enfiá-los na boca – inicialmente cortando-os em pedaços, depois moendo-os e por fim cozinhando-os. Assim, foi-se desenvolvendo o modo de vida especificamente humano.
Desde o surgimento do Homo sapiens, há 190 mil anos, já passamos por várias modificações – Ficamos com a cabeça maior e o corpo com mais partes descobertas de pelos – O cérebro cresceu e chegou a 1,4 mil cm³, duas vezes o que um chimpanzé leva na cabeça – A laringe e o osso hioide, que fica na base da língua, desceram para permitir a fala
Sem esses dois processos, o ser humano – descendente daquele insetívoro parecido com o musaranho – não poderia ter desenvolvido, dezenas de milhões de anos depois, a capacidade de falar e entender o que os outros falam.
Como gravar fotos em um DVD R?
Como trabalhar de menor aprendiz na caixa?
Como imprimir o recibo do eSocial?
Como trabalhar o dia do amigo na quarentena?
O que ensinar na Educação Especial?
Como Imprimir frente e verso PDF Epson?
Como fazer um planejamento de manutenção hoteleira?
Como fazer o resgate do título de capitalização?
Como funciona o sensor remoto para obtenção de imagens de?
Como funciona o sensor de presença multifuncional?
Como ganhar dinheiro com combinações binárias?
É normal ter que retocar a tatuagem?
Quanto tempo leva para o músculo desinchar?
O que é o setor de expedição de uma empresa?
Como ver se foi dado baixa na carteira?
Quando o chuveiro só funciona uma temperatura?