Resposta: A memória é um desses rastros que o historiador pode transformar em fonte. Um resquício que persiste em continuar entre nós, que nos ajuda a estabelecer laços de identidade individual e coletiva.
O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.
Historiador é o profissional encarregado de estudar, pesquisar e analisar os acontecimentos do passado e seus impactos e relevância para a época atual. Esses acontecimentos dizem respeito à sociedade, economia, cultura, natureza, espécies, ideias e demais circunstâncias pertencentes ao cotidiano do ser humano.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
Sao elas : livros;gravuras;mapas revistas de época. ;fotos ;livros ; pinturas; CDS ;DVDS; fitas cacetes discos diários ;esculturas ;entrevistas;relatos de pessoas que viveram o fato ; até restos de utensílios domésticos enterrados cerâmicas , ou restos de alimentos enterrados ou guardados em cerâmicas ; ossos de ...
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
A memória coloca uma série de desafios sobre como deve se fazer a história, assim como a história também pode contribuir com a memória: "Em regiões de conflitos étnicos, onde a memória coletiva é muito agressiva e associada a guerras, a história pode produzir uma reflexão mais crítica e mais comprometida com a ...
O historiador é um especialista, que narra e conta a história. Então, o que ele faz? Dedica-se a estudar o homem desde a época mais remota até os dias atuais. Entre outras coisas, a história nos permite também uma melhor compreensão de outras civilizações.
Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. Com seu trabalho, é possível compreender melhor as civilizações, dos tempos antigos à atualidade. O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos.
Para conhecer os principais conceitos da História e da função do historiador, existem outros livros, com linguagem mais simples. Já tendo passado da metade do livro, mas depois de ter lido várias páginas sem ter entendido nada, decidi abandonar, já que estava apenas perdendo tempo lendo, mas sem conseguir absorver o conteúdo.
Qual é o salário de um historiador? Os historiadores podem trabalhar em museus, acervos, bibliotecas, centros culturais, editoras e meios de comunicação públicos ou privados. Eles também podem ser professores e pesquisadores em universidades e escolas de ensino básico.
Por isso, na linha do tempo, a história se inicia por volta de 4 mil a.C., com o surgimento da escrita, e o período anterior se denomina Pré-História. O historiador é o profissional que tem como missão investigar, escrever e analisar a história.
Como se chama uma pessoa que vive na Oceania?
Como se chama ilusão de ótica?
O que pode melhorar na aula online?
Como se tornar viciado em leitura?
Como chama aeroporto de Jericoacoara?
Como separar as letras do teclado do celular?
Quem é considerada mãe solteira?
Como separar areia e pó de ferro?
Como funciona o seguro fiança para alugar um apartamento?
Como se chama a mistura de coreano com brasileiro?
Como se chama um filho adotivo?
Como se separa as sílabas da palavra constrói?
Como se chama o doce de leite na Argentina?