Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.
Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.
O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ... 154), isso significa dizer que os estudantes precisam explorar as evidências do passado e não tomar as análises acerca das fontes a partir de conclusões feitas por autoridades no assunto.
O historiador é um especialista, que narra e conta a história. Então, o que ele faz? Dedica-se a estudar o homem desde a época mais remota até os dias atuais. Entre outras coisas, a história nos permite também uma melhor compreensão de outras civilizações.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
Alguns exemplos de fontes orais são:
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... As fontes históricas são as marcas da história. O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios e de uma orientação teórico-metodológica. ...
Estudar as experiências humanas vividas ao longo do tempo é parte do trabalho do historiador. O trabalho do historiador é bastante instigante, pois lida com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele e sua função é interpretar acontecimentos históricos.
As técnicas, fichas, entrevistas, perguntas, catalogação de dados, entre outros dão segurança para realizar cientificamente o trabalho do historiador. Os métodos são orientações seguidas por ele nas etapas da sua pesquisa, da sua investigação. Cabe lembrar, que nenhum evento histórico tem pureza total.
Essas fontes são submetidas a um processo de análise, onde perguntas são feitas e possível respostas encontradas. Como profissional, o historiador possui um corpo bem específico de metodologias que garantem seriedade ao seu trabalho.
O que um Engenheiro de Produção pode se especializar?
Como calcular a taxa no Excel?
Quem foi Luiz Gama qual a sua importância para a história da população negra e Afrodesedentes?
Quais brincadeiras do WhatsApp?
Como conectar o iPhone no USB do som?
Tem problema tomar 2 dipirona?
Quantos dias de repouso cirurgia de hérnia?
Quanto ganha um professor de universidade com doutorado?
Por que o aço perde a capacidade magnética quando é aquecido a determinadas temperaturas?
Porque o pelo do cachorro fica amarelado?
Como selecionar todo o conteúdo da planilha do Excel?
O que a Bíblia fala sobre o Vento?
Quais os números mais sorteados?
O que compreende o desenvolvimento sustentável?
Qual é a menor cobra do mundo?