O Estado Novo de Getúlio Vargas se destacou na história econômica do Brasil por iniciar um sistemático processo de industrialização do paÃs, baseado na forte intervenção econômica do Estado na economia e na substituição de importações.
Getúlio Vargas (1930-1945/1950-1954) Caracterizado pela nacionalização da economia, em que foi adotado o modelo de Substituição das Importações, criando as chamadas indústrias de base necessárias para o impulso de outros ramos industriais.
A industrialização para substituição de importações passou a ser a tônica da economia nacional. As reestruturações econômicas e polÃticas no paÃs acompanharam as mudanças sociais.
Houve grandes investimentos para a industrialização da economia nacional, com destaque para a criação de uma indústria de base, nos ramos da siderurgia (Cia. Siderúrgica Nacional, CSN), mineração (Cia Vale do Rio Doce) e de energia (Cia Hidrelétrica do São Francisco).
Valendo-se de polÃticas econômicas desenvolvimentistas desde a Era Vargas, na década de 1930, o Brasil desenvolveu grande parte de sua infraestrutura em pouco tempo e alcançou elevadas taxas de crescimento econômico.
O café era o principal produto exportado pelo Brasil, e a redução das vendas das safras afetou a economia. No inÃcio do século XX, era comum o financiamento federal à produção cafeeira, por meio da aquisição de empréstimos externos.
Foi com a entrada de Getúlio Vargas em 1930 que o processo de industrialização tornou-se o eixo norteador das discussões e medidas polÃticas. ... Além disso, Vargas criou as leis trabalhistas preparando o paÃs para a organização no crescimento das indústrias, como foi o caso da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho.
O inÃcio da industrialização no Brasil ocorreu graças à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. ... Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do paÃs, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação.
Os principais fatos foram: Revolução Constitucionalista de 1932; a criação dos Ministérios da Educação e Saúde; Trabalho, Indústria e Comércio; a promulgação da Constituição de 1934. ... A 09 de julho de 1932 explodiu a luta armada.
A educação do primeiro governo Vargas ficou identificada com o ministro Gustavo Capanema, que esteve à frente do ministério da Educação por 11 anos, de 19. Ao contrário do primeiro, o segundo governo Vargas não despertou nos analistas o mesmo fervor ao tratar da educação.
A imprensa explorou amplamente o assunto como demonstração da corrupção do governo. A tensão social também marcou fortemente esse governo, sobretudo a partir de 1952. Essa tensão foi, em partes, influenciada pela crise polÃtica e pelos ataques que Vargas sofria, mas a sua principal causa era a crise econômica.
O chamado governo democrático de Getúlio Vargas (1951-1954) ocorreu em um contexto mundial de tensão causado pela Guerra Fria.
Durante o Governo Vargas, a economia brasileira modernizou-se e diversificou-se. Na agricultura, o GoverÂno obteve êxito na aplicação da polÃtica de valorização do café, com a queima dos excedentes e fixação de taxas de exportação.
Como pedir reembolso do Iamspe?
Como hidratar pelo de cachorro Yorkshire?
Como armazenar a argila verde?
Como se especializar em compliance?
O que um recem formado em psicologia deve fazer?
Como se tornar um vendedor de planos de saúde?
Onde fica o histórico de um notebook?
Qual faculdade devo fazer para trabalhar com Recursos Humanos?
Qual é o salário de um ornitólogo?
Como puxar o licenciamento pela internet?
Como fazer fÃgado de boi macio?
Como puxar assunto para amizade?
Como recuperar planta espada de São Jorge?
Como fica o registro escrito o que você fez na calculadora?
Como recuperar Documentos não salvos no PDF?
Como clicar na lanterna do Thresh quando tem alguém em cima?