O agente clareador entra nas estruturas do dente e reage com os pigmentos ali encontrados. Os pigmentos então são quebrados em partículas menores, tornando os dentes mais claros.
O grande efeito do peróxido de carbamida no clareamento dental se dá da seguinte maneira: o composto age liberando oxigênio, que penetra na estrutura do dente e quebra a molécula de pigmento responsável por escurecê-lo.
Como funciona o clareamento dental profissional? O gel clareador tem uma formulação ácida que pode ser feita tanto com o peróxido de hidrogênio quanto com o de carbamida, em concentrações variadas. Esse gel entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio.
Tempo recomendado de uso: Nas concentrações de 10% e 16% de meia hora a duas horas diárias. Na concentração 22% de meia hora a uma hora diária. Não deve ser usado para clareamento dental interno.
O mais indicado, de acordo com a profissional, é um mínimo de 2 sessões e o máximo de 4, esperando um intervalo mínimo de 1 semana entre esses procedimentos. Essa espera é necessária porque pode ocorrer alterações estruturais do esmalte e da dentina, inclusive, apresentando a diminuição da microdureza do esmalte.
Os agentes clareadores agem principalmente através da oxidação de compostos orgânicos. Esses agentes são altamente instáveis e, quando em contato com o tecido, liberam radicais livres (principalmente o oxigênio) que oxidam os pigmentos.
O clareador de gel é usado junto de uma moldeira. “Deve ser aplicado em pequenas quantidades na moldeira, conforme indicado pelo dentista, e deve permanecer em contato com os dentes de 2 a 4 horas por dia durante 2 a 4 semanas”, indica Vinícius.
O processo básico desse mecanismo de ação é uma reação de oxidação, que produz radicais livres. O oxigênio que se origina do peróxido penetra na estrutura dental e quebra o pigmento que escurece o dente (formado por grandes cadeias de carbono) em cadeias menores e mais claras.
Sim, 30 minutos é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o pH dos alimentos e bebidas.
Os resultados dependem ainda da estrutura do seu esmalte, que varia de pessoa para pessoa. O uso de um gel clareador com uma concentração mais alta tem o potencial de gerar resultados mais rapidamente. Os resultados são maximizados nas primeiras horas, e a cor vai clarear em quatro ou cinco tons ao longo do tratamento. Não encha demais a moldeira.
Encurte as sessões. Dependendo do tratamento, é possível usar o gel clareador várias horas por dia ou durante a noite. Embora o produto perca a maior parte da eficácia durante as primeiras duas horas, reduzir a quantidade de tempo em que ele entra em contato com os dentes pode ajudar a diminuir ou eliminar a dor.
O clareamento com pasta de dente clareadora, bem como, o uso de bicarbonato de sódio funcionam de uma forma diferente. Em casos como estes, o que ocorre é a abrasão, ou seja, é o lixamento do esmalte do dente, provocando uma desmineralização da estrutura. Esses recursos podem gerar o clareamento, no entanto, em geral, ele não é satisfatório.
Para saber como funciona o clareamento dental, é preciso entender que se trata de uma reação química: o gel clareador, à base de peróxido de hidrogênio ou carbamina, é aplicado no dente e tem o poder de quebrar as moléculas de pigmento.
Como usar sachê de Probiotico?
Como referenciar imagens em apresentação Power Point?
O que não pode faltar em uma anamnese nutricional?
Como reduzir tamanho do vídeo grátis?
Qual site para fazer trabalho?
Como fazer um trabalho com pesquisa descritiva?
Para que é indicado injeção de profenid?
Como fazer referência de Diário Oficial?
Como referenciar sites na APA?
Pode tomar prednisona para tosse?
Como recuperar o papel de parede do WhatsApp?
Como tomar profenid Pediatrico?
Para que serve o medicamento metronidazol 250mg?
Como colocar duas figuras uma ao lado da outra no LaTeX?