A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.
Além dos treinos de resistência, há evidências científicas que apontam outras modalidades de atividades físicas capazes de melhorar os sintomas da depressão, como ioga, exercícios aeróbicos e exercícios cardio — também conhecido como treinamento cardiovascular, ele pode ser definido como qualquer exercício físico que ...
Os benefícios da atividade física são evidenciados através da redução dos sintomas de ansiedade, da elevação da autoconfiança, favorecendo e motivando as mudanças dos hábitos de vida em indivíduos com sintomas depressivos e depressão diagnosticada (BLUMENTHAL et al., 1999; DALEY et al., 2008).
A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade, já que traz benefícios para o sistema circulatório, contribui para uma maior produção de endorfina e melhora os níveis de serotonina e noradrenalina, substâncias envolvidas na ansiedade.
Todo exercício físico pode ajudar, mas se você tem um alto grau de ansiedade, é necessário um tratamento específico. Procure um psicólogo ou psiquiatra para avaliar seu nível de ansiedade e indicar um tratamento adequado para seu caso. Sim! Desde que feita de maneira adequada e orientada por profissionais competentes.
Psicólogos que estudaram como a atividade física diminui a ansiedade e a depressão sugerem que uma caminhada de 10 minutos pode ser tão boa quanto um treino de 45 minutos. Alguns estudos mostram que o exercício pode funcionar rapidamente para elevar o humor depressivo em muitas pessoas.
Segundo Craft e Landers (1998, cit. por Werneck, Filho, & Ribeiro, 2006) a relação entre exercício físico e Depressão tem sido estudada desde 1900. No período anterior à revolução industrial e tecnológica, a actividade física fazia parte das rotinas de vida das pessoas.
A ciência também forneceu algumas evidências de que pessoas fisicamente ativas têm menores taxas de ansiedade e depressão do que pessoas sedentárias. A prática de exercícios pode melhorar a saúde mental, ajudando o cérebro a lidar melhor com o estresse e a ansiedade.
A pesquisa foi realizada no Medline, contou com experimentos que permitiu examinar a relação entre o exercício físico e a depressão e a ansiedade e comparou pacientes que participaram de algum tipo de intervenção terapêutica habitual com pacientes que, além da intervenção terapêutica, participaram de um
Quanto rende o rejunte acrílico?
Como ver Stories antigos de outras pessoas?
Como se conhecer por completo?
Como retirar sutura intradérmica?
Como se consegue a ilusão de movimento?
Para que é usado o pronome de tratamento Vossa Eminência?
Para que serve o parafuso Allen?
Como usar o regente para matar formigas?
Como o sono consolida a memória?
O que é condicionamento físico Como se adquire?
Como reaproveitar óleo de cozinha velho?