A atividade física regular não reduz apenas medidas. Ela melhora a capacidade cognitiva, reduz os níveis de ansiedade e estresse, fornece mais energia e aumenta autoestima. Além disso, os movimentos motores realizados durante as atividades liberam endorfinas no cérebro.
5 Benefícios psicológicos da atividade física orientada
"A pessoa que é fisicamente ativa ainda vai ter uma melhor prevenção do risco de câncer e de osteoporose nas últimas décadas de vida, além de diminuir as chances de se tornar diabético ou ter problemas cardiovasculares", conta Vieira. A atividade física ajuda, inclusive, a dormir melhor.
Uma das maneiras pelas quais os exercícios promovem a saúde mental é normalizando a resistência à insulina, aumentando os hormônios e neurotransmissores naturais associados ao bem estar e ao controle de humor, incluindo endorfinas, serotonina, dopamina, glutamato e GABA.
As pesquisas demonstram que a prática de exercícios regulares, além dos benefícios fisiológicos, acarreta benefícios psicológicos, tais como: melhor sensação de bem estar, humor e auto-estima, assim como, redução da ansiedade, tensão e depressão.
A teoria da endorfina sugere que a atividade física desencadearia uma secreção de endorfinas capaz de provocar um estado de euforia natural, por isso, aliviando os sintomas da depressão.
Para ter controle emocional é preciso parar, respirar e refletir. É exatamente isso. O controle está ligado com a análise de uma situação e atitudes racionais vindas dessa análise. Se você age por impulso diante de uma motivação externa, de um sentimento, você está sendo controlado pela emoção.
Conhecer 12 dicas fáceis para você alcançar maior controle emocional. Respeitar os próprios limites é uma etapa essencial, pois é a partir desse momento que começamos a entender o que é melhor para nós e até onde devemos ir em determinadas situações.
Ter facilidade de perceber que as pessoas estão sentindo, e analisar seus gestos são atributos de quem tem controle emocional. Se sentir confiante em seguir a própria intuição é a capacidade de confiar em suas emoções, em si mesmo. Quem tem controle emocional sabe que não há motivos para não confiar na sua voz interior.
A partir disso podemos dizer que a controle emocional provém da inteligência emocional. O controle das emoções também ajuda a mascarar frustrações e preocupações internas. Para ilustrar, achamos interessante listar algumas das características que uma pessoa com controle emocional apresenta:
O que os animais nos oferecem?
O que significa a onomatopeia Splash?
Como são os banheiros na Alemanha?
Como calcular um quarto de um número?
Quais são as três partes de uma notícia?
Quanto tempo dura uma texturização no cabelo?
Quando os embargos de declaração não são conhecidos?
Como funciona um projeto de interiores?
Como atualizar o software da Smart TV Philips?
Quem ganhou a Ilha Record os 250 mil?
Qual a idade que o corpo começa a engordar?
Como surgiu o conceito de sociedade?
Qual é a katana mais perigosa do mundo?