Os esportes têm sido, cada vez mais, uma ferramenta de interação e inclusão social. ... O esporte é uma forma de desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas essenciais para o processo de desenvolvimento, tanto do indivíduo, quanto do meio em que ele vive.
A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui um ciclo de amizades e diversão.
O esporte pode e deve ser considerado como uma das ferramentas mais eficazes para trabalhar com crianças e jovens, já que, além de ser uma atividade prazerosa e que traz diversos benefícios para a saúde física do praticante, ele desenvolve diversos valores que poderão ser transladados para outras esferas da vida dos ...
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
Nesta ótica o esporte é visto como amenizador das dores (físicas e/ou psicológicas), advindas de vários lugares e por vários motivos. No esporte, a dor de uma derrota pode ser observada em qualquer modalidade, e talvez apenas uma nova vitória possa amenizar essa dor.
O projeto atende a crianças em situação de risco e com baixa aprendizagem, selecionadas em parceria com o sistema de educação pública da cidade. São exemplos como esse que nos mostram a força do esporte como ferramenta de transformação social. E o mais importante: é uma via de mão dupla.
Mais que isso, o esporte pode transformar tanto a vida de uma pessoa com deficiência que em pouco tempo de prática ela pode estar representando o Brasil nos maiores eventos esportivos do mundo.
Em um País onde o esporte ainda não é valorizado e reconhecido como agente de desenvolvimento e inserção social, tendo em vista o corte de 87% do orçamento do Ministério do Esporte para 2018, nos enche de esperança saber que mais e mais atletas estão voltando às suas origens e retribuindo todos os benefícios que o esporte trouxe para suas vidas.
A noção do esporte como instrumento de paz é bastante antiga e sua origem remonta à Trégua Olímpica (Ekecheiria) instituída no século IX a. C. na Grécia Antiga.