Já se disse que o Espírito Santo é a alma da Igreja, portanto, a alma da Liturgia. ... O Espírito Santo prometeu, Jesus vos recordará tudo. É o Espírito Santo que nos recorda que Cristo está no meio de nós. É o Espírito Santo que nos faz acreditar nesta verdade e viver de acordo com Ela.
Deus, Espírito Santo Acredita-se que o Espírito Santo realize algumas funções específicas na vida dos cristãos e de sua igreja. Entre elas: Condenação do pecado: o Espírito Santo age para convencer os não penitentes tanto da pecaminosidade de seus atos quanto de sua posição moral como pecadores perante Deus.
Entre as ações do Espírito Santo com relação à Igreja, podemos dizer que é Ele quem a conforta (At 9.31), infunde o amor divino nos cristãos (Rm 5.5; Gl 1.4,8), guia e dirige os membros do Corpo de Cristo (Rm 8.26,27; At 10). O Espírito sena os cristãos para o dia da redenção (2Co 1.22; Ef 1.12,14; 4.30).
É o que ensina são Paulo (1 Coríntios 6: 19): “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário de um espírito santo (a alma), que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Observe-se que o espírito santo nos foi dado por Deus, não sendo ele, pois, o próprio Deus!
O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.
O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”
Receba o batismo. Ele simboliza a morte da vida antiga e o renascimento em uma nova vida — pautada em Deus. Ninguém precisa ser batizado para receber o Espírito Santo, mas essa é uma experiência crucial para quem pretende seguir à risca os mandamentos do Senhor.
Mas a ação do Espírito Santo não se resume a este sacramento inicial da vida cristã. O professor lembrou que, ao atingir a adolescência, período em que o jovem começa a enfrentar o mundo e principalmente o pecado, o adolescente precisa ter a força sacramental do Espírito Santo, então recebe o sacramento da Crisma, que é a confirmação do Batismo.
“Crer no Espírito Santo é crer que Deus revelou que o Espírito Santo é Deus, é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, procede do Pai e do Filho e que é a alma da Igreja, a sua força, a sua inspiração, o seu guia e quem revelou isso foi Jesus”, explicou o professor Felipe Aquino, estudioso da doutrina católica.
O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossas vidas, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar ou deixar – tudo isso é motivo de grande alegria e conforto. Graças a Deus por esse Presente tão precioso – o Espírito Santo e Seu trabalho em nossas vidas!
De acordo com professor Felipe, esse acontecimento marca o nascimento da Igreja como continuadora da missão, da ação, da presença de Cristo no mundo. “O que faz com que Cristo esteja presente no mundo é a ação do Espírito Santo.
Como funciona a intangibilidade do óbito?
Pode levar perfume na bagagem de mão 2021?
Como reclamar de uma cobrança indevida?
Quais as principais reações adversas dos meios de contraste à base de GD?
Quem faz a reciclagem no Brasil?
Qual o prazo de entrega da Pgdas?
Para que serve o Descarbonizante?
Qual time mais rico do mundo 2022?
Como ficar com a pele cheirosa?
Quantos metros tem uma carreta de 30 paletes?
O que é um comutador elétrico?
Quem foi o principal criador do movimento suprematista?