Em todo processo de aprendizagem humana, a interação social e a mediação do outro tem fundamental importância. Na escola, pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem.
Todos os ambientes construídos para crianças deveriam atender cinco funções relativas ao desenvolvimento infantil, no sentido de promover: identidade pessoal, desenvolvimento de competência, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade.
A interação professor-aluno não pode ser reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se envolve também nas dimensões afetivas e motivacionais. Freire (1996, p. 96) aponta que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento.
Foco no aluno: Identificar, considerar e respeitar as individualidades de cada estudantes, criando mecanismos para que os educadores conheçam suas especificidades, o contexto em que vivem, a realidade de suas famílias, seus projetos de vida; registrar o histórico de cada aluno ao longo de toda a sua trajetória escolar; ...
Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
Outra importante função do professor consiste em fomentar, dentro da sala de aula, o espírito de grupo e de pertencimento dos alunos. Esse sentimento deve estar presente para estimular o engajamento dos estudantes nos estudos e também na vida social escolar como um todo.
Apesar de limitada por normas internas da instituição, conteúdo, programas e tempo predeterminado, é a interação entre o professor e o aluno que vai dirigir o processo educativo.
Uma relação extremamente importante para qualquer estudante, independentemente da sua idade ou do seu grau de formação, é aquela que se estabelece com o educador. Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes.
Quando os professores e os alunos mantêm um bom relacionamento em sala de aula, o aprendizado se torna mais eficiente e passa a existir um maior engajamento de ambas as partes. Durante o momento de aprendizagem, todas as partes envolvidas trocam experiências, informações e conhecimentos.
Apesar de estar sujeita a um programa, normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo.
Como jogar como convidado no PS4?
Qual a sardinha em lata mais saudável?
Quanto custa uma ambulância nos EUA?
Como solicitar prova de vida domiciliar?
O que são os direitos humanos no Brasil?
Qual é o significado da bandeira do Brasil?
Qual a diferença de ser egoísta e individualista?
Qual é a velocidade máxima de um soco?
Quantas bananas por dia para quem malha?
Qual o vidro ideal para portas?
O que é hematócrito e qual a porcentagem considerada normal?
O que acontece quando se aquece um ímã?
O que ler na Bíblia para uma pessoa doente?
Qual é o público alvo da Nike?