Ao mobilizar as reservas de energia, no entanto, o cortisol e a adrenalina, também liberada em momentos de estresse, não se concentram na gordura, mas, sim, na massa muscular. Dessa maneira, ao mesmo tempo em que acumula gordura, o corpo “queima” as reservas de massa muscular.
Cortisol e o ganho de peso Quando os níveis de cortisol estão muito altos, o organismo transforma esse glicogênio em açúcar, que por sua vez, quando em excesso na corrente sanguínea, é armazenado como gordura, especialmente na região do abdômen, contribuindo assim para o ganho de peso.
Assim, quando uma pessoa se sente ameaçada, o corpo libera cortisol, que faz com que o corpo produza adrenalina e insulina. Ele transforma o glicogênio, um tipo de carboidrato armazenado no fígado, em açúcar. Portanto, isso provoca um acúmulo de gordura, especialmente na região do abdômen.
As causas para o cortisol baixo podem ser a disfunção das glândulas adrenais por depressão crônica, inflamação, infecção ou tumor, por exemplo. Outra causa importante de cortisol baixo é a suspensão abrupta do uso de algum corticoide que se esteja usando, como prednisona ou dexametasona.
A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Possíveis sintomas e efeitos no corpo. Ao ser produzido nas glândulas supra-renais, o cortisol é liberado na circulação para o efeito de regular as funções do organismo. Porém, quando em excesso, e por um longo período, pode causar consequências ruins como:
Fragilidade na pele, aumentando feridas, manchas na pele e estrias, por diminuir o colágeno e reduzir o efeito de cicatrização do corpo. O nome dessas alterações causadas pelo aumento crônico de cortisol é síndrome de Cushing.
Se esses exames tiverem valor alto, o médico irá, em seguida, investigar a causa do excesso de cortisol, pela avaliação clínica, e através de tomografia ou ressonância magnética, do abdome e cérebro, PET ou cintilografia. Saiba mais sobre como é feito o exame do cortisol .
O uso de remédios corticóides, como prednisona ou dexametasona, por mais de 15 dias é a forma mais comum de excesso de cortisol no sangue, no entanto outras causas são: Estresse crônico e o sono irregular: podem desregular a produção do cortisol e causar o seu aumento no organismo;
Como registrar um imóvel com usufruto?
O que se entende por tentativa abandonada?
Quais são as espécies de crimes?
Quanto tempo demora um curso de canto?
Qual a maior fazenda de gado leiteiro do Brasil?
Por que não usar copos descartáveis?
Quais as competências fundamentais para profissionais de atendimento?
Quanto é uma xícara de açucar?
O que deixa um capricorniano irritado?
Como fazer uma notificação extra judicial?
Qual a importância do EAD no Brasil para a democratização do ensino?
Quem foi o pai mais novo da história?
Quem inventou a brincadeira da bandeirinha?
Quem operou o menisco pode correr?
O que é serviço público e quais são seus três elementos?