Jung dizia que o corpo expressa os conteúdos inconscientes, e os conteúdos inconscientes são formados pelos arquétipos. Eles (os arquétipos) são as bases da organização psicológica da psique humana, e atraem os conteúdos energéticos tais como imagens, emoções, idéias que giram em torno do mesmo elemento básico.
Por exemplo, numa situação de perigo, durante o ato de fugir, o corpo passa por alterações fisiológicas: aumento da pressão sanguínea e da frequência cardíaca, dilatação das pupilas, transpiração das palmas, contração muscular. Outros tipos de situações emocionais resultarão em diferentes respostas corporais.
«Descobri provas científicas de que se pode alterar a fisiologia do corpo reorientando a mente. Seja qual for o mecanismo, é evidente que a mente e o corpo comunicam através de hormonas e neurotransmissores, que têm origem no cérebro e depois transmitem sinais a outras partes do corpo», diz Lissa.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.
Pessoas com a Inteligência Emocional bem desenvolvida, provocam determinados sentimentos, desencadeando a reação desejada. Atores de teatro ou cinema, por exemplo, conseguem derramar lágrimas propositalmente.
Com frequência, a relação que você tem com o seu corpo é de tipo instrumental ou funcional. Instrumental quando a pessoa o assume como uma via para gerar um determinado impacto nos outros. Desse modo, você “se cuida” para gostar de si mesmo, ou se embeleza para se sentir atraído por si mesmo.
Para quem olha de fora, pode não parecer que as duas áreas estão bem relacionadas, pois uma lida mais com a mente e outra diretamente com o corpo. Porém, ambas exercem grande efeito uma sobre a outra e precisam ser aplicadas em conjunto para garantir que o tratamento ocorra bem e sem perda de progresso.
O acompanhamento psicológico é uma boa forma de identificar quais fatores emocionais estão afetando a alimentação do indivíduo. Sem isso, muitos nutricionistas podem ter dificuldade em implantar uma dieta adequada ou ver seus pacientes perderem o progresso feito ao longo do tempo.
A influência da mente sobre a saúde de nosso corpo. Um alerta para cuidar da mente. Existe uma intercomunicação mente x corpo. Nosso cérebro é a parte mais poderosa de nosso corpo, ele tem um poder extraordinário sobre nossa saúde.
Quando se sabe que o processo acabou?
Como jogar no Minas Cap pelo aplicativo?
Como saber o número que eu calço na Europa?
Como consultar saldo Cartão Ótimo?
Qual é o elemento de maior ponto de fusão?
Onde posso fazer o exame de espermograma?
Quem pode ver minhas playlists no YouTube?
Porque o ouro e a prata são menos reativos que o cobre?
Quanto custa Final Fantasy XIV Online?
Como saber quanto meu filho calça?
Como saber quanto vou gastar para construir?
Como fazer um jejum para alcançar uma graça?
Qual a causa dos tremores na doença de Parkinson?
O que são barreiras tecnológicas?