O alongamento, de modo geral, promove o estiramento e o consequente relaxamento das fibras musculares. Aos poucos, isso melhora a capacidade de flexibilização dos músculos, tornando-os menos propensos a sofrer danos e reduzindo uma série de problemas no organismo.
Ela aumenta, principalmente, sua amplitude de movimento e facilita a execução de determinados exercícios. A flexibilidade pode ocorrer não só através de alongamento, mas também através do foam roller ou de exercícios diários. Basicamente, alongar-se antes do treino aumenta o fluxo sanguíneo muscular.
Pois bem, quando um músculo é alongado a tensão aumenta, ocorre uma implicação mecânica das pontes transversas, então os filamentos se separam com o deslizamento e ocorre um alongamento brusco nos sarcômeros. Quando a potência do alongamento é cedida, cada sarcômero retorna ao seu comprimento de repouso.
A flexibilidade muscular é um fator importante tanto para a realização de atividades funcionais quanto para a obtenção de uma boa performance atlética. Ela pode ser definida pela capacidade que o músculo tem de se alongar, permitindo que uma ou duas articulações em série aumentem sua amplitude de movimento.
Benefícios do alongamento
É importante iniciar o alongamento pelos músculos primários que são o superior das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois alongue os músculos auxiliares ou secundários como os músculos das mãos e dedos e dos bíceps.
O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.
Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.
Sustentar o movimento por muito tempo Sobrecarregar as fibras musculares por mais de 1 minuto pode comprometer sua performance. “O certo, de acordo com o American College of Sports Medicine, nos Estados Unidos, é manter o alongamento do músculo por aproximadamente 25 segundos”, esclarece Eduardo.
Qual é a importância do alongamento muscular? A prática constante do alongamento muscular tem o potencial de movimentar as articulações e reduzir as dores. Como consequência, ele auxilia a deixar o corpo menos tenso e enrijecido, tornando-o mais flexível e moldável.
Os músculos esqueléticos são responsáveis pelo movimento do corpo. Fonte: Estudo Kids. Dessa forma, dentre as funções desenvolvidas pelo sistema muscular estão: Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos gerais do corpo, como andar, pular, correr, nadar e etc.
Você sabia? 1 Os músculos podem produzir 85% do calor corporal; 2 A língua é um dos músculos mais fortes do corpo; 3 Os músculos representam de 40 a 50% do peso corporal; 4 O coração é o único músculo do corpo que nunca cansa. More ...
Em síntese, o sistema muscular pode ser dividido conforme as parte do nosso corpo. Assim, existem três tipos diferentes de músculos, sendo eles: Músculo estriado cardíaco. Resumindo, os músculos estriados esqueléticos são aqueles que estão presentes em partes esqueléticas do corpo, como o próprio nome supõe.
Quais óleos essenciais combinam com lavanda?
O que é um motor de corrente continua?
O que são ferramentas de pesquisa?
Como realizar uma entrevista de emprego?
Qual a viagem de trem mais bonita da Europa?
Porque não existem vulcões ativos no Brasil?
Como os mastócitos são ativados?
Qual membro do BTS não tem a orelha furada?
Quanto tempo dura a gastroenterite?
Quanto tempo dura a experiencia de trabalho?
Quantos metros tem o baú da Fiorino?
Quantos e quais são os métodos para o estudo do ballet?
Quais são os instrumentos musicais?
Qual é melhor Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal?