A cidade de Esparta cultuou a beleza do corpo forte ou suave, os contornos e definições do corpo, feminino e masculino, deveriam levá-lo mais próximo possível da perfeição.
a) Em Atenas o corpo era visto como saudável e forte, em Esparta predominava o corpo belo. ... Já em Esparta o corpo era visto como saudável e forte.
O grego desconhecia o pudor físico, o corpo era uma prova da criatividade dos deuses, era para ser exibido, adestrado, treinado, perfumado e referenciado, pronto a arrancar olhares de admiração e inveja dos demais mortais. Mas não se tratava apenas de narcisismo, de paixão desmedida por si mesmo.
Esparta e Atenas foram cidades-estado da Grécia Antiga com profundas diferenças culturais, sociais e políticas. Esparta e Atenas são os exemplos máximos da heterogeneidade da organização social que existia dentro de cada polis (cidade independente), da antiga civilização grega.
Assim como propôs Richard Sennett (2008), a cidade romana tinha por objetivo fornecer proteção aos corpos dos seus habitantes, de modo que era ela também uma reprodução do corpo humano: existia um coração, o mundus; um cérebro, o palácio do imperador e assim por diante.
Esparta, com grande disponibilidade de terra fértil, possuía uma atividade agrícola autossuficiente e comércio restrito. Em Atenas, o espaço geográfico era muito acidentado, “forçando” uma economia que não fosse baseada apenas no cultivo de grãos, então seu comércio (principalmente marítimo) acabou se desenvolvendo.
A organização política de Esparta e Atenas era bastante discrepante. Em Esparta o governo era uma Monarquia regida por dois reis, denominada de Diarquia . Os reis espartanos faziam parte de duas famílias abastardas – os Ágidos e os Euripôntides .
Diferentemente de Atenas, a participação política em Esparta era mais restrita e somente os esparciatas tinham esse privilégio. Essa classe reunia no máximo nove mil pessoas que eram enxergadas como aptas para o governo. Isso faz de Esparta um modelo de pólisaristocrática, pois só a aristocracia era entendida como cidadã.
Principais Características de Atenas. A cidade de Atenas foi estabelecida pelos Jônios por volta de 1600 a.C, na região da península Ática. Outros povos creto-micênicos, como aqueus, jônios e eólios também compuseram o seu povo. Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo.
E, dentre todas as cidades, Esparta e Atenas constituíram as duas maiores antíteses da Grécia Antiga. Observe que, a sociedade espartana já havia se tornado uma potência grega em torno de 520 a.C., quando dominava a Liga do Peloponeso. Foi nessa época que começaram os atritos com Atenas.
Quando foi a invenção da imprensa?
Como é que se fala aleluia em inglês?
Como se produz o efeito de humor da tirinha?
Como produzir um jornal online?
Como é produzido o oxigênio líquido?
Como se constrói a aprendizagem?
Como identificar folha de goiabeira?
Que direitos trabalhistas ainda poderiam contemplar os trabalhadores?
O que é uma oração subordinada substantiva Predicativa?
O que é derivação imprópria e exemplos?
Como identificar oração subordinada adverbial?
O que é uma oração subordinada substantiva Apositiva?
Quais são as características de uma montanha?
Como saber se a oração é subordinada adjetiva ou substantiva?
O que é uma oração intercalada?