Retornando ao conceito de corpo belo da Grécia, na era moderna o corpo passa a ser visto como refinado, esbelto. Havia disciplina e controle sob o corpo e cuidados relacionados à sua manutenção.
O corpo é algo primordial para interagirmos na sociedade, pois dependendo da forma que ele se encontra somos muito bem visto por determinados grupos sociais, isto é, se ele estiver em “forma ideal” de acordo com o padrão que a mídia tenta nos influenciar, caso contrario se não estivermos nesse padrão estético somos ...
Durante quase toda a Idade Média, o corpo foi visto pela Igreja como algo pecaminoso. Nessa postura de pensamento a igreja passou a emitir padrões durante o ato sexual, para que houvesse controle da população, e para que todos passassem a ter uma noção de pecado quanto ao ato sexual fosse praticado de forma desvairada.
O corpo era visto como elemento de glorificação e de interesse do Estado. O corpo nu é objecto de admiração, a expressão e a exibição de um corpo nu representava a sua saúde e os Gregos apreciavam a beleza de um corpo saudável e bem proporcionado.
Nunca na história da humanidade o culto ao corpo foi tão intenso como nos dias atuais, as preocupações das pessoas em estar em forma, a procura por medidas ideais, satisfação pessoal, alegria, prazer ou até mesmo motivação na vida tem sido intensa nos últimos anos.
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Na sociedade contemporânea, o corpo tem se configurado cada vez mais como um dos principais espaços simbólicos na construção dos modos de subjetividade de nossa época. Vários autores têm apontado a dimensão que o corpo passou a ocupar em nossa sociedade. Colocar o corpo em cena não é algo novo.
Ou seja, o corpo perfeito é aquele que apresenta uma harmonia entre todas as suas partes. Para chegar a este resultado, basta dividir o peso ideal (em quilos) pela altura (em centímetros). O coeficiente encontrado será a base das medidas mais proporcionais para o corpo desta pessoa.
No Renascimento acontece uma redescoberta do corpo. Segundo Lichtenstein (2004), o século XV inventou o corpo, estudando sua anatomia, formas e expressões. A princípio os corpos traziam a beleza das formas, como os modelos da Antiguidade; depois, a necessidade de retratar o natural começa a ganhar espaço.
é possível afirmar que o corpo sexuado da Idade Média é majoritariamente desvalorizado, as pulsões e o desejo carnal, amplamente reprimidos (41) [principalmente, no discurso institucionalizado da Igreja].
As proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto. E as atitudes do corpo deveriam ser contidas, os gestos deveriam ser discretos.
Por fim, o homem medieval era um peregrino, um peregrino por excelência, pois considerando que a vida terrena era apenas uma passagem, era necessário dar sentido a essa passagem e uma das maneiras era fazer a peregrinação que segundo a crença deles iria preparar alma para a morada eterna.
Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a linguagem corporal é marcadora pela distinção social, que coloca o consumo alimentar, cultural e forma de apresentação – como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir dos demais indivíduos.
O corpo é visto dentro da sociedade como o sujeito da verdade, o qual sempre exposto a aceitação e inclusão da mesma. Segundo Kowalski e Ferreira apud Fernandes (2007), o corpo está sempre em transformação. O corpo “belo” que é exposto nos dias atuais faz com que as pessoas tenham um controle de sua aparência física.
No Renascimento a figura humana é inserida no cosmos em ligação com o micro e o macro, circunscrita em formas geométricas como na figura do Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, ligando o homem com o universo.
O Renascimento
Nos quadros, as mulheres exibiam os cabelos longos e formas avantajadas, enquanto os homens se apresentavam um corpo sem pelos e com músculos. Os ideais greco-romanos também voltam a imperar nessa época.
Suas representações eram feitas sempre a partir do seu ângulo mais característico de modo que o rosto era representado de perfil com apenas um olho, assim como visto frontalmente, na lateral do rosto.
O corpo ideal é considerado o “corpo perfeito”, ou seja, tido como o padrão estético idealizado pela sociedade dominante, que dita o que é bonito e feio, assim como o que está na moda, tanto para os homens como para as mulheres.
O nosso artigo Medidas do corpo perfeito traz uma tabela com as medidas ideais para homens que querem fazer musculação e ficar com o corpo em forma.
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Corpo do tipo normalAltura: 1,70m.Peso: 54kg.IMC: 18,69.Busto: 87cm.Cintura: 67cm.Quadril: 95cm.
Em física, um corpo (algumas vezes chamado apenas de objeto) é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de basebol pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas (partes de matéria).
Resumo: O corpo social refere-se à dimensão do corpo na qual é possível ler as inscrições e marcas sociais e está ligado à idéia que o corpo é construído pela sociedade. É ela que vai definir o corpo ideal ou as diferentes hierarquias de modelos de corpos.
Goldenberg e Ramos (2007) associam o corpo à objeto de consumo , pois a publicidade antes exaltava as vantagens de um produto, e atualmente produz o consumo como estilo de vida, procriando um produto próprio: o consumidor, intranqüilo e insatisfeito com sua aparência.
Ter uma imagem corporal saudável significa que a maioria dos seus sentimentos, ideias e opiniões sobre o seu corpo e aparência são positivas, aceitando e apreciando o seu corpo. Por conseguinte, maior será a satisfação com a aparência e a confiança em contexto de pares.
Como mencionado, a consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo.
A percepção da imagem corporal é influenciada por componentes físicos, psicológicos, emocionais, sociais, sendo assim, a busca constante por um padrão ideal de corpo, associada à felicidade, são as principais causas de alterações da percepção da imagem corporal (NASCIMENTO et al, 2004), já que “vivemos a cultura da ...
Logo, o corpo é um objeto de reconstrução cultural e social. A mídia contemporânea veicula somente corpos que se encaixam em um padrão estético “aceitável”, mediado pelos interesses da indústria de consumo. Modelos corporais são evidenciados como indicativo de beleza, em todos os formatos de mídia.
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