b) O consumo de açaí ou garapa pode transmitir o protoctista porque, durante o processo desses alimentos e bebidas ocorre a moagem. Junto com os vegetais podem estar barbeiros, ou suas fezes contaminadas com o T. cruzi.
De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi. “Uma das medidas é realizar o branqueamento, que nada mais é do que uma técnica que esquenta o alimento a 80 °C. Em seguida, ele é esfriado. Isso mata o protozoário”, ensina.
O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento.
A ingestão de açai ou cana, contendo barbeiros infectados ou suas fezes, pode levar ao desenvolvimento da doença, pois os flagelados podem perfurar a parede do trato digestório caindo na circulação.
As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
NÃO! O açaí é típico da região norte e faz parte da base alimentar de muitos habitantes da região norte e nordeste do país. E por lá o consumo da fruta in natura é diária. Ou seja, não se trata do açaí industrializado que consumimos por aqui.
Prevenção: Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.
Assim, o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença de chagas, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. Às vezes reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí também podem ser contaminados.
O mal de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do barbeiro, seja pela pele, seja via oral. Entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos, que, em estado mais avançado, levam o paciente à morte.
Dados recentes do Estado do Pará no período de 20, indicam que 2.030 de um total de 16.807 casos da doença ocorreram durante o período de maior produção e venda de açaí. Isso indica que o parasita se espalhou devido ao consumo do fruto.
A pesquisa foi realizada a pedido do Ministério da Saúde, depois que, somente no ano de 2006, foram registrados 430 casos da doença no estado do Pará. “Entre os pacientes, o que havia em comum era o fato de as pessoas terem ingerido açaí em determinados pontos de venda”, lembra o biólogo Luiz Augusto Corrêa Passos, um dos autores do estudo.
Qual lente tem um ângulo semelhante ao olho humano considere um sensor full frame?
Como saber meu número Oi pela internet?
Qual é o objeto de estudo da linguística para Saussure?
Como calcular média variável para 13o salário?
Qual a importância do consumo responsável para o meio ambiente?
O que é crédito Pré-aprovado Nubank?
O que pode ser perturbação na cabeça?
Qual expressão matemática define a Lei de Joule?
Quais as principais funções do néfron?
O que faz um operador de oxicorte?
Pode passar creme no pé e colocar meia?
O que é um artigo de revisão narrativa?
O que pode ser feito na conta salário?
Quais as classificações da receita orçamentária?