O conhecimento filosófico é o saber baseado no questionamento sobre toda a realidade. Esse questionamento é chamado de atitude filosófica. A atitude filosófica trata com estranhamento (admiração) o que há de mais comum e trivial no cotidiano.
O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.
Pensar é criar, não há outra criação, mas criar é antes de tudo, engendrar, “pensar” no pensamento. O pensamento, entendido pela Filosofia Clássica como inato, é conduzido a buscar a verdade das coisas, ignorando as forças que o provocaram.
A filosofia estuda o ato de pensar que é uma coisa que fazemos muito no nosso cotidiano é uma realidade.
A experiência sensível, aquela que provem dos sentidos, possibilita-nos conhecer os objetos, o ser das coisas, através do uso dos sentidos. O paladar, o olfato, o tato, a audição e a visão são as janelas por onde passam informações necessárias e úteis para conhecermos a realidade.
A filosofia é a arte de fazer perguntas, de problematizar a totalidade dos acontecimentos que marcam nosso ser no mundo. Iremos enfatizar a noção de filosofia entendida como pensamento sistemático que busca conhecer o todo pensado em sua complexidade.
O valor de todo o conhecimento está no seu vínculo com as nossas necessidades, aspirações e ações; de outra forma, o conhecimento torna-se um simples lastro de memória, capaz apenas — como um navio que navega com demasiado peso — de diminuir a oscilação da vida quotidiana.
Todo conhecimento provém da experiência. O intuitivo é aquele em que a mente percebe o acordo ou desacordo entre duas idéias imediatamente. As características deste tipo de conhecimento são: pode ser imediato, individual, um dos fatores é o instinto, percepção de cada um de acordo com sua sabedoria.
As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.
Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio em busca do saber.
Crítico: Os fenômenos vistos pelo conhecimento filosófico primeiramente devem ser analisadas criticamente e principalmente refletidas, antes mesmo de serem levadas como certas, verdadeiras;
A atitude filosófica dentro do conhecimento filosófico é a capacidade de questionar, fazer perguntas, e através disso, buscar fundamentos para tais questões e conceitos trazidos.
A Filosofia surgiu como um conjunto de saberes necessários para questionar e, às vezes, complementar o conhecimento fornecido pelo senso comum e pela religião.
O que que significa suscitado?
Qual foi o principal líder do movimento e qual era seu apelido?
Quem não atualizar o Caixa Tem vai receber o auxílio emergencial?
Como fazer um empréstimo na Caixa conta poupança?
Como ver o número da remessa submarino?
O que torna um conteúdo viral?
Quais são os tipos de probabilidade?
O que as famosas usam para queda de cabelo?
Quando devo me preocupar com a dor nas pernas?
Quem faz angioplastia tem que ficar internado?
Quais Arcos pular em One Piece?
Como ver espaçamento simples no Word?
Quais os fatores interferem na tomada de decisões éticas nas organizações?
Que outro tipo de agricultura é praticada no Brasil?
Como faço para excluir um contato do Telegram?
Qual a tolerância do radar de 50km por hora?