O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas.
Podemos identificar três estágios nesse processo: o estágio de iniciação, o estágio de promoção e o último, que é o estágio de progressão. No estágio de iniciação, ocorre modificações nos genes da célula, as quais se tornam geneticamente alteradas, por agentes cancerígenos.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
Uma das características mais violentas do câncer é que as células anormais se multiplicam “além de seus limites normais”, de modo que podem invadir partes adjacentes do corpo ou se espalhar para outros órgãos. Esse processo é chamado de “metástase” e é a principal causa de morte por câncer, afirma a OMS.
O câncer de mama pode se disseminar quando as células cancerígenas entram no sangue ou no sistema linfático e são transportadas para outras partes do corpo.
Vias de disseminação dos tumores malignos A disseminação do câncer pode ser direta ou indireta (metastática). Na disseminação direta ocorre invasão e destruição dos tecidos adjacentes ao tumor. Na disseminação indireta ou metastática ocorre invasão e destruição de tecidos não adjacentes ao tumor (distantes).
O tumor cerebral pode ser identificado em uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Esses dois exames podem dimensionar o tumor e indicar a sua exata localização, entretanto outros devem ser realizados para que maiores detalhes sobre o tumor possam ser avaliados. Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.
Nos Estados Unidos, 1 em cada 5 mil pessoas desenvolve um tumor cerebral ao longo da vida. Além dos tumores próprios do cérebro, 25% dos tumores que tem origem em outras regiões do corpo são metástases (se espalham) no cérebro. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Além disso, se algum nódulo for detectado no exame, mas não tenha ficado claro se é maligno ou benigno, o médico pode pedir uma biópsia do tumor para que as células sejam avaliadas no laboratório, podendo, assim, determinar a melhor forma de tratamento. Saiba como é feito o tratamento para o tumor cerebral.
A presença de tumor no cérebro causa sintomas como dor de cabeça, visão turva e embaçada, convulsões, náuseas, vômitos, falta de equilíbrio. No entanto, esses sintomas variam de acordo com a área do cérebro afetada. Confira os sinais associados a cada tipo e como é feito o diagnóstico
Como fazer o word escrever por voz?
O que significa terceira idade?
O que comer para diminuir o apetite?
Com quantos anos um automovel deixa de pagar ipva?
Por quem os sinos dobram livro?
Como fazer uma pesquisa no facebook?
Quanto ganha eletricista em portugal?
Como contactar a uber por telefone?
Como se escreve auto retrato ou autorretrato?
O que é o programa mais educação?
Como lidar com conflitos no ambiente de trabalho?