1-Como se desenvolve o autoconceito durante a segunda infância? ... Compreender as emoções ajuda as crianças a controlar sua emoções, na medida que ocorre uma progressão no autoconceito a criança compreende melhor suas emoções.
Por volta dos 18 a 24 meses, a criança começa a fazer uso de símbolos mentais. Permite a criança refletir mentalmente sobre pessoas, objetos e eventos. Contudo, a criança ainda não pode pensar com lógica.
Há um aumento do interesse pelos aspectos da vida, incluindo natureza, ciência, funcionamento de computadores, artes, pintura, modelagem, música e dança. Gosta, também, de escolher sua roupa, podendo ser exigente. Desenvolve-se o caráter individual, em virtude da ampliação das leituras e do conhecimento.
O autoconceito é o conjunto de conhecimento que um sujeito possui de si próprio sem nenhum tipo de avaliação de valor, portanto, a cor de cabelos, alturas, comportamentos típicos relacionados a determinadas situações, etc. são todas informações que podem fazer parte do autoconceito (idem).
A natureza oferece as necessidades e os desejos suficientes e não gera vícios. É dentro desta lógica que a educação natural na segunda infância vai fortalecer o corpo e refinar os sentidos, como condição preparatória para o posterior processo educacional.
O Autoconceito é formado á partir da imagem corporal que vai sendo construída á partir da sensibilidade cinestésica e tátil da relação bebê-mãe e, posteriormente vai se consolidando através das relações com os "outros"significativos .
Fase da Segunda Infância (período de latência) Dos 6 anos até a puberdade.
Habilidades motoras na Segunda Infância: Cinco anos de Idade: Possui total controle nas habilidades de girar, arrancar e parar de forma efetiva em jogos; Pode correr e dar saltos à distâncias de 70 a 85-90 cm; Conseguem descer uma escada longa sem ajuda, alterando os pés.
Crescimento físico e desenvolvimento das habilidades motoras são rápidos. Capacidade de aprender e lembrar está presente, até mesmo nas primeiras semanas de vida. Compreensão e fala se desenvolvem rapidamente. Autoconsciência se desenvolve no segundo ano.
Essa é uma das etapas do desenvolvimento infantil em que as habilidades motoras são aperfeiçoadas, aprendendo assim a escrever, desenhar e praticar esportes, por exemplo.
Como apontamos previamente, o autoconceito é uma construção paulatina que começa na infância. O primeiro “espelho” no qual a criança se observa para se avaliar é a família. Por isso é tão importante que os pais sejam cuidadosos com as críticas e sensatos com os elogios.
Por isso, o autoconceito nas crianças é algo que merece a nossa atenção. Quando você diz para outras pessoas frases como “sou preguiçoso”, “sou bom em matemática” ou “eu me considero uma pessoa tolerante às diferenças”, não está fazendo mais do que expressar a sua visão sobre si mesmo. Ou seja, seu autoconceito.
As primeiras pesquisas sobre o autoconceito sofreram com a ideia de que o autoconceito é uma concepção única, estável e unitária do self. Mais recentemente, entretanto, os estudiosos a reconheceram como uma estrutura dinâmica e ativa que é afetada tanto pelas motivações do indivíduo quanto pela situação social.
Ainda que na segunda infância o crescimento das crianças seja mais lento em relação ao ritmo da fase anterior, a verdade é que nesta altura se dão progressos fundamentais. A segunda infância compreende o período situado entre os três e os seis anos de idade.
Como remover o fundo de imagens utilizando o PowerPoint?
Como renomear um aplicativo no celular?
Quantas notas tem um trompete?
Quais filmes do My Family cinema?
Quanto tempo dura a regressao do sono?
Como identificar nódulo nos testículos?
Como funciona o treino do downhill?
Como mudar nome da conta Minecraft?
Como funciona o WhatsApp Business 2020?
Como o vale transporte deve ser pago?
Como mudar de conta no Samsung?
O que é ser uma pessoa assertiva?
Como deixar o Final Cut Pro em português?
Como identificar que sou um contralto verdadeiro?
Como funciona o vale combustível nas empresas?
Como saber se pessoa tem empresa no nome?