Proposta do candidato Ao decidir fazer uma negociação de salário, o candidato não deve esperar receber um valor 20% maior do que o salário inicialmente determinado. Portanto, se você receber uma proposta extravagante, prepare-se para negá-la ou apresentar uma contraproposta mais realista.
Anote aí algumas dicas:
Quando você decidir discutir o salário, forneça sua faixa salarial preferida. Mostrar que você é flexível é o primeiro passo para negociar uma melhor remuneração com seu empregador. Arme-se com informações consultando colegas do seu setor e revisando um Guia Salarial para avaliar onde você se encaixa no mercado.
Negociando seu salário
A proposta salarial é realizada sempre antes da primeira entrevista. Geralmente quando a vaga é apresentada para alguém já é apresentada a proposta salarial, junto de algumas perguntas que questionam o quanto a pessoa gostaria de ganhar, o quanto ela ganhava em seu último emprego, e assim é feito o acordo salarial.
Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso você pode responder, por exemplo, entre R$ 2000 e R$ 2.500. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.
Como pedir aumento de salário e ter êxito?
Se você tem um emprego, é uma boa ideia pedir um salário igual ou superior ao que você já recebe, segundo Xavier. No caso de quem está fora do mercado, a dica é pedir até 10% menos, com base na sua última remuneração. “Se você ganhava 10 mil reais, por exemplo, vale propor algo em torno de 9 mil”, diz o especialista.
Se parece que discutir o salário em uma proposta de emprego é algo fora da realidade para as “pessoas comuns”, Naseeb apresenta seus argumentos do contrário. “Negociar é uma parte natural e esperada do processo de tentar fechar um acordo. É também um sinal de competência e seriedade.
Para negociar salário com sucesso, é essencial ter mais de uma oferta. Você ficará mais tranquilo porque se uma negociação não der certo, você aceita a outra oferta. E o processo se beneficia com isso, porque o contratante percebe que você está disposto a desistir. Mas, atenção, não tem problema não possuir realmente outra proposta de emprego.
Não fixe a sua negociação apenas no dinheiro. Concentre-se no valor de todo o negócio: responsabilidades, viagens, flexibilidade no horário de trabalho, oportunidades de crescimento e promoção, benefícios e assim por diante. Não pense apenas sobre como você está disposto a ser recompensado, mas também quando.
Seu grande trunfo durante uma negociação é que o outro lado não sabe o que precisa oferecer para você aceitar. Para continuar com essa (poderosa) vantagem, o programador recomenda não indicar valores fechados e nem falar do seu salário atual.
Qual o melhor Einstein ou Sírio?
O que devo tomar para enrijecer os músculos?
Quais os cuidados depois da depilação a laser?
O que é ser um representante comercial autônomo?
O que é disparidade de ranking Rocket League?
Quais os tipos de ligações covalentes?
O que fazer quando a chuva molhar a roupa do varal?
Quanto rende 1.000 na renda fixa?
O que é software aplicativos Cite 05 Exemplos?
Quando usar PTAX compra e venda?
O que é personificação e exemplos?
Porque minha cicatriz ficou larga?
Quem tem direito ao seguro-desemprego 2022?
Como saber se a dor de garganta e viral ou bacteriana?
Qual o valor para aferir o tacógrafo?
Faz mal tomar paracetamol e dipirona?
Qual a diferença entre o alegra e Allegra D?