– Pise totalmente no pedal da embreagem com o pé esquerdo; – engate a marcha na alavanca no tempo certo com a mão direita; – solte o pedal da embreagem lentamente enquanto começa a pisar no pedal do acelerador. Com o tempo, será notável o quanto o motor estará trabalhando.
De acordo com o tipo de veículo, normalmente ao dar a partida, o motorista pode seguir de primeira até cerca de 15 km/h. Na segunda marcha, até cerca de 25km/h. Na terceira, até no máximo 45km/h. Na quarta marcha, uma velocidade confortável para o carro é algo entre 60 km/h e 70 km/h.
Em um veículo manual, quando a primeira marcha é engatada, é selecionado um sistema de engrenagens que garante o torque máximo. Quando o veículo ganha velocidade, outras marchas vão sendo selecionadas e a relação das engrenagens é modificada. Com isso, o automóvel perde força, mas fica mais rápido.
De acordo com o porta-voz da Polícia Rodoviária Federal Ricardo de Paula, em carros com câmbio manual, o ideal é descer a serra utilizando a mesma marcha que seria empregada na subida. Assim, trechos muito íngremes, que exigiriam uma segunda marcha na subida, devem também ser descidos em segunda, para poupar os freios.
De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.
Como Economizar Gasolina
Mas saiba que até quem é experiente por vezes “erra” a marcha. Então, fique tranquilo. Voltando à questão central deste tópico, para descobrir quando fazer a troca de marcha, uma boa estratégia é observar o conta-giros. É bastante provável que seu carro tenha esse instrumento no painel, mesmo que o modelo seja básico.
Troque para as marchas mais altas. Quando tiver atingido velocidade suficiente para justificar a troca para uma marcha mais alta, diminua a aceleração enquanto aperta a embreagem. Coloque os dedos do pé esquerdo embaixo do seletor de marchas e levante-o até o máximo.
Bicicletas com marcha quase sempre têm, no guidão, controles para trocar de marcha. Quando usar os controles da mão esquerda, um aro de metal chamado descarrilador troca a correia de um lado para o outro, fazendo-a se prender em um novo câmbio dianteiro. Há alguns mecanismos diferentes para trocar de marcha, que incluem:
É muito importante fazer a troca de marchas no momento certo para evitar danos às correntes da bicicleta. Você troca de marchas pedalando, diminuindo a força no pedal ao fazer isso. Mas nunca troque de marcha pedalando em pé na bike ou sem apoio do selim, para não arrebentar a corrente e se acidentar.
Como usa a máquina de café expresso?
Como funciona Sonoff interruptor WiFi?
Como funciona a logística da Americanas?
Como fazer uma transmissão ao vivo pelo celular no YouTube?
Como funciona a revenda da Cacau Show?
Como podemos aplicar a cromoterapia?
É seguro comprar lista de fornecedores?
Como funciona a distribuição dos Correios?
Como voltar no tempo no celular?
Como funciona a logística da Natura separação distribuição expedição?
O que é o modo de segurança do Windows?
Como funciona para internar uma pessoa?
Como funciona a resposta imune?