Adequar os espaços da escola Para começar a acessibilidade na escola, o ponto de entrada dos alunos deve ser feito preferencialmente pela via de menor tráfego. No local, é preciso garantir pelo menos uma rota acessível a partir de rampa com largura mínima de 80 cm.
Todas as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual possuem o direito à igualdade de oportunidades e cabe às instituições o dever de manter assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis de ensino para promover acessibilidade nas escolas.
O ideal é colocar rampas de acesso e nivelar o piso (principalmente nas áreas externas). A escola precisa construir rampas de acesso que permitam que o aluno chegue sem dificuldade até salas de aulas, andares superiores, bibliotecas, lanchonetes, quadras, brinquedos, salas de informática e demais ambientes.
Basta se cadastrar para começar a interagir!
Inclusão é, em um primeiro momento, tornar a escola acessível a todos, sem discriminação e contemplando pessoas com deficiência. Para isso, é fundamental eliminar as barreiras e adequar meios pedagógicos e espaços escolares.
A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social; constituindo um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Qual a importância da acessibilidade na escola? Conforme Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015 ), acessibilidade é a:
Estima-se que apenas pouco mais de um quarto das escolas brasileiras proporcionem acessibilidade. Mesmo assim, não são totalmente acessíveis. Esse é um tema bastante importante e está pautado no Curso Online Cuidador da Criança com Deficiência do Educamundo. A seguir, vamos abordar mais sobre esse tema, continue sua leitura.
A acessibilidade é, antes de tudo, o conjunto de condições e possibilidades para que todas as pessoas possam utilizar os espaços, sejam eles públicos ou privados, com autonomia e segurança.
Acessibilidade técnica: envolve a incorporação de produtos e equipamentos que são capazes de auxiliar o dia a dia de uma pessoa com deficiência, como pisos texturizados, corrimãos e barras de apoio no sanitário.