Se observarmos de qualquer parte uma superfície iluminada, a intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície dividida pela área visível para os olhos denomina- se luminância. Sua unidade de medida é a candela por metro quadrado [cd/m2].
Para medição de refletância, os espectrofotômetros utilizam um acessório denominado esfera integradora. A esfera tem suas paredes internas revestidas com uma pintura altamente refletiva (em todo o espectro solar) e sua função é concentrar a radiação difusa para o detector.
As medições do local devem ser aferidas com as janelas abertas e lâmpadas apagadas. Para todos os casos, deve ser aferido o ponto de luminância E, externo ao edifício, em local descoberto e, a uma distância de 2m de qualquer superfície vertical.
A fórmula para calcular o lúmen necessário, ou seja, qual lâmpada comprar: lux médio x área do ambiente. Exemplo 1: suponha que a área geral da sala tenha 8m², então, precisaremos calcular: 8×1 lumen.
Um lúmen é uma medida unitária da luz. Para determinar os lúmens necessários, você precisará multiplicar a área da sua sala pela intensidade exigida para o uso. Por exemplo, uma sala de 100 pés quadrados (aprox. 9m²), que exige entre 10 e 20 foot-candles, precisará de 1.000 a 2.000 lúmens.
O sensor do luxímetro detecta a intensidade da iluminação pelos lúmens que incidem em um metro quadrado. O lúmen é o fluxo luminoso gerado por uma candela (medida padrão de intensidade luminosa) em um determinado raio de alcance.
Para se obter a curva de absortância espectral para as tintas, calcula-se a diferença entre 100% e a refletância em cada comprimento de onda (α = 100% - ρ), pois são superfícies opacas, havendo apenas reflexão e absorção da radiação.
Como usar luxímetro? Veja o passo a passo!
O sensor do luxímetro detecta a intensidade da iluminação pelos lúmens que incidem em um metro quadrado. O lúmen é o fluxo luminoso gerado por uma candela (medida padrão de intensidade luminosa) em um determinado raio de alcance.
Abaixo colocamos uma tabela também fornecida pela ABNT que contém o Grau de reflexão a ser considerado na base de cálculo. Mais importante de saber quanto usar de luminária e lâmpada é saber qual equipamento comprar.
Fator de Utilização (U): É obtido no catálogo do fabricante de luminárias, sendo determinado em função do índice local (K) e das reflexões do teto e paredes. Coeficiente de Manutenção (m): O coeficiente de manutenção, é determinado pela limpeza do ambiente e pelo tempo entre cada manutenção podendo ser adotado o valor médio 0,8.
Para isso devemos pegar alguns dados fornecidos pelo fabricante da luminária escolhida como o Fator de Utilização (FU), índice esse que é especifico de cada fabricante, e o Fluxo Luminoso (produto do Fluxo Luminoso da Lâmpada multiplicado pela quantidade de lâmpada da luminária adquirida), e dessa forma aplicamos a seguinte formula:
Lúmens nada mais é do que a unidade de medida de luminosidade contida em cada lâmpada, esse valor ira determinar quantas lâmpadas você deverá comprar e qual a potência de cada uma para realizar a instalação correta das luminárias com as devidas lâmpadas.
Qual a qualidade da câmera do Samsung A01?
Como fazer crianças com TDAH estudar?
Quando uma pessoa se sente vazia?
Como funciona o modo competitivo do LoL?
O que pode causar a hipoglicemia?
Como se faz para comprar no Alibaba?
Quanto tempo depois de tomar o chá de buchinha ele começa a fazer efeito?
Como a água se transforma em energia elétrica?
O que é atendimento priorizado?
Como Criar senha para o Google Fotos?
Como funciona trabalhar na Loggi?
Quando se expede Carta de adjudicação?
Como saber se é corrente alternada ou contínua?
Qual o prazo de habilitação de crédito na recuperação judicial?