Marie Curie morreu em 1934, aos 66 anos, em um sanatório em Sancellemoz (Alta Saboia), na França, de anemia aplástica, causada por exposição à radiação durante sua pesquisa científica e seu trabalho radiológico em hospitais de campanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Morte de Marie Curie
Após décadas de exposição à radiação em seu ambiente de trabalho, Marie Currie morreu em 4 de julho de 1934, aos 66 anos, no sanatório de Sancellemoz, na cidade de Passy, na França.
O contato constante com a radioatividade prejudicou a saúde do casal. Eles sofriam constantemente com feridas na pele que demoravam para cicatrizar. Mas não foi a radioatividade que provocou a morte de Pierre, e sim uma carroça. Ele foi atropelado no dia 19 de abril em 1906.
No ano de 1898, Marie e Pierre Curie apresentam ao mundo científico a descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com essas pesquisas, Pierre, em particular, verificou que a radiação podia matar células de tecido doente, ou seja, iniciou o estudo da radioterapia. Sigla do elemento químico polônio.
Foi também há mais de cem anos que Marie Curie ganhou o segundo Prêmio Nobel por sua pesquisa em rádio, estabelecendo sua posição como pioneira no campo da radioterapia.
43 curiosidades que você vai gostar
Em 20 de abril de 1902, o casal Marie e Pierre Curie conseguiu isolar sais de rádio radioativo do mineral pechblenda (uraninita) em seu laboratório em Paris. Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda.
A Royal Society de Londres solicitou a presença do casal. Nesse mesmo ano foi lançada a segunda edição da memorável tese de Marie, que, juntamente com Pierre e Antoine Henri Becquerel, recebeu o Prêmio Nobel de Física.
Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1867, a caçula da família Sklodowska, foi batizada como Maria.
Isso realmente aconteceu na vida real: “Justo quando o mundo os enchia de aclamação e riquezas, os Curie esmoreceram”, escreve Laura Redniss na biografia Radioactive. “Os poderes do Rádio com os quais estavam tão fascinados corroeu seus ossos, rareando a respiração, queimando a pele. Todo o laboratório era tóxico.
O que fazer para decorar a matéria?
Pode dormir com as pernas pra cima?
Quanto tempo posso usar o limite do cheque especial?
O que o exame de VDRL detecta?
Qual o papel da geração Z no mundo?
Porque a vítima não pode beber água?
Como identificar um prosopopeia?
Quem pode convocar sessão extraordinária em que situações?
Para que serve a tecla CTRL ALT DEL?
Como colocar notas no powerpoint?
Como saber se seu nome foi publicado no Diário Oficial?
O que nao comer quando tem infecção urinaria?
Quais óleos essenciais combinam com lavanda?