A cervical é a parte da coluna vertebral que ocupa a região do pescoço e se estende até a região do tórax. Esta região é composta por 7 vértebras, sendo a primeira o atlas, a segunda o áxis e as demais C3 a C7 (esta última chamada também de proeminente).
Primeiramente localizar o ângulo superior da escápula, e traçar uma linha imaginária para a coluna; Processo espinhoso de T7 ou T8 - Paciente em posição ortoestática, e examinador atrás. Localizar o ângulo inferior da escápula e traçar uma linha imaginária até a coluna torácica.
As vértebras lombares estão localizadas na parte inferior da coluna vertebral, inferiormente ao tórax, e superiormente à pelve e ao sacro.
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.
Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.
Processo Espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente. Função: Movimentação. 3. Processo Transverso: São 2 prolongamentos laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina.
L2-L3-L4 correspondem, respectivamente, à segunda, terceira e quarta vértebras lombares. A medula espinhal do adulto termina na vértebra L1, logo, é pouco provável que tenha ocorrido lesão medular propriamente dita.
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano.
Cifose: Desvio anormal da coluna vertebral, fazendo com que a parte superior das costas apareça mais arredondada do que o normal. Lordose: Curvatura excessiva da coluna vertebral. Hérnia de disco: Situação em que parte do disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime a porção nervosa da coluna vertebral.
Coluna lombar (L1 a L5) – região da cintura Na região baixa, você vai encontrar a coluna lombar com suas cinco vértebras lombares, que são chamadas de Lombar 1 (L1)1, L2 até a Lombar 5 (L5). Essas abreviaturas são encontradas com mais frequência nos laudos dos exames complementares como raio X, tomografias e ressonância nuclear magnética.
A coluna vertebral é constituída por uma série de ossos, que são chamados de vértebras. Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas;
Como organizar dados em planilha Excel?
Como desativar correio de voz no Motorola?
Como limpar os olhos com delineador?
Como melhorar a sensibilidade da mesa digitalizadora?
Como tirar descanso de tela do Motorola?
O que deve ser declarado em Dívidas e ônus reais?
Como limpar cordao do filé mignon?
Como pagar INSS profissional autônomo?
Como faço para cadastrar o MEI para emissão de nota fiscal Sefaz CE?
Como arrumar a Saturacao da TV?
Como fazer uma boa varanda gourmet?
Como progredir verticalmente na EBSERH?
O que podemos fazer para promover saúde na escola?
Qual o medicamento que é bom para zumbido no ouvido?
Onde colocar a área de serviço?
O que faz o setor de melhoria contínua?