Se você quer ligar, por exemplo, dois transformadores com o primário enrolado para 110V e você tem uma rede 110V você deve ligá-los em paralelo pois neste tipo de ligação, os dois receberão a tensão da rede, entretanto se sua rede for 220V você deve ligá-los em série pois neste tipo de ligação a tensão é dividida entre ...
Para que dois transformadores possam ser ligados em paralelo é necessário, além de terem razões de transformação iguais, que os valores eficazes das suas tensões nominais sejam iguais.
Por exemplo: um transformador de 1000V/100V e outro de 100V/10V Têm igual relação mas não é possível ligar um primário de 1000V com outro de 100V. A condição fundamental para que os transformadores possam trabalhar em paralelo, é que os terminais a juntar entre si se encontrem em todos os instantes ao mesmo potencial.
A conexão em banco trifásico facilita a manutenção e substituição dos transformadores, porém com maior custo de investimento. Esta forma de ligação resulta em transformadores menores e mais baratos devido a necessidade de menos material ferromagnético, porém com menor flexibilidade de manutenção.
ligação em estrela — Y , y — ligação de um enrolamento trifásico em que cada uma das bobinas de fase tem unidos num ponto comum (o ponto neutro) os terminais homólogos, enquanto que os outros terminais estão ligados aos terminais de linha.
As polaridades destas bobinas possuem grande importância, pois, se estiverem invertidas, o TTR não fornecerá leitura. Apesar de a finalidade básica do TTR ser a de fornecer a relação do número de espiras (KN) com precisão, pode ser empregado para a obtenção da relação de tensões dos transformadores trifásicos.
Como já vimos anteriormente, existem dois tipos de ligação entre 3 fases: Y (estrela) ou Δ (triângulo), logo o transformador pode ser ligado das seguintes formas: Y-Y. Y-Δ
A aplicação de autotransformadores é indicada quando não há necessidade de isolação elétrica entre primário e secundário e a redução de tensão não ultrapassa 50% da tensão primária, como, por exemplo, o autotransformador trifásico para sistemas de compensação de partida de motores (chave compensadora), que possui taps ...
A condição fundamental para que os transformadores possam trabalhar em paralelo, é que os terminais a juntar entre si se encontrem em todos os instantes ao mesmo potencial. Já conhecemos a ligação em triângulo e em estrela, vejamos agora a ligação em Zig-Zag mas antes interpretemos as ligações e os diagramas vectoriais correspondentes.
Se a ligação estiver correta a lâmpada ficará apagada e se estiver errada acenderá intensamente e aí é só fazer outra tentativa. Veja na figura abaixo primeiro a ligação errada para o caso de colocarmos os enrolamentos em série, preparando o transformador para receber 220V.
Assim um transformador pode ter ligação em Y/∆, Y/Y, ∆/∆, Y/Z, etc., sendo várias as combinações possíveis e existindo ainda outras mais; como sejam o enrolamento hexafásico, que consta de um triângulo duplo.
PARALELO DE TRANSFORMADORES TRIFÁSICOS Quando temos por exemplo um transformador ligado a um barramento que alimenta um receptor de 50 KVA, se este receptor aumentar a procura de potência para 100KVA, necessitaremos de instalar outro transformador de 50 KVA para fazer face à nova procura.
O que tem que ter em uma planta de situação?
Quais são poliedros e quais não são poliedros?
Qual a diferença das contas poupança da Caixa?
Como aliviar dores nas costas por mau jeito?
Qual é o melhor Photoshop gratuito?
Quanto ganha um garçom no brasil?
Como repor colágeno e elastina naturalmente?
Qual o prazo para recorrer de uma multa do DER?
O que é preciso para trabalhar com Van?
Quantos dias úteis tem o ano comercial?
Tem problema untar a forma só com manteiga?
Quais são os três tipos de rede?
Tem como atualizar o Android de um Samsung?