Vá até o ponto de tomada e identifique os cabos. Caso seja monofásico você encontrará um cabo fase, um cabo neutro e se houver, um cabo terra. Caso seja bifásico, você encontrará dois cabos fases, provavelmente um cabo neutro e se houver, um cabo terra.
Em um sistema monofásico a rede dispõe de dois condutores elétricos, sendo um condutor de fase e um condutor neutro, de forma com que a tensão elétrica deste sistema nas instalações elétricas seja de 127V ou 220V, podendo variar de acordo com a concessionária de energia elétrica.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.
Toda casa tem em sua caixa de força 220V monofásico, ou seja, dois fios com 110V cada. Assim, para montar uma rede elétrica interna para eletrodomésticos, o eletricista deve puxar um fio 110V mais um fio terra. Também, em redes residenciais e de pequenos comércios, é possível montar uma rede bifásica.
Nos circuitos de iluminação, nas ligações entre interruptor simples e lâmpada, serão utilizados os condutores fase, neutro e retorno.
Como funciona a licença Creative Commons?
Como descobrir o valor do ICMS de um produto?
Onde interpor o recurso de apelação criminal?
Como funciona uma sala de cinema?
Como descobrir o IP do servidor Minecraft?
Como são escritas as notas musicais?
Como fazer cálculo de notas escolares?
Como localizar o IP de um equipamento?
Como saber o IMEI pela conta do Google?
Como saber o IP da máquina virtual?
Como descobrir código IBAN banco do Brasil?