Para comparar produtos, deve-se avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto. Por exemplo, se os rótulos de 2 tipos de pães dão a informação nutricional para 50 g de pão, então é possível comparar os dois sem fazer outros cálculos.
Existe uma dica certeira na hora de ler os rótulos: priorize sempre os alimentos que têm o maior número de ingredientes que você consegue ler. Nomes estranhos, números e siglas são uma prova de que esse produto é ultraprocessado. Lembre-se, também, de preferir os produtos com a menor quantidade de ingredientes.
Atenção às informações em destaque nos rótulos Assim, dizer que um alimento é “zero açúcar”, “livre de gorduras trans”, “natural”, “caseiro”, “igual ao da vovó” não significa que o produto seja realmente saudável. Portanto, observe se açúcar, sal ou gordura aparecem como primeiros da lista. Esse é um sinal de alerta.
No rótulo dos alimentos, o valor energético é expresso na forma de quilocalorias (comumente chamadas de calorias- kcal) ou quilojoules (kJ). Esse cálculo avalia o valor energético do alimento, ou seja, proteínas e carboidratos representam 4 kcal/g e gorduras representam 9 kcal/g.
Rótulo é toda e qualquer informação referente a um produto que esteja transcrita na sua embalagem. Faz parte do rótulo apenas um formato/tamanho definido para essa mesma embalagem. Presente também na embalagem poderemos ter um contra-rótulo que se trata de um novo formato.
Os rótulos de alimentos são de extrema importância, pois trazem ao consumidor todas as informações nutricionais a respeito do produto. ... “Por isso observe bem onde ficam as gorduras, o sódio e o açúcar do produto”, alerta Karin. Outra informação importante que está presente nos rótulos é a validade.
Assim, saber como ler o rótulo dos alimentos é fundamental para saber o que está, de facto, a consumir. Esta questão assume extrema importância em pessoas com problemas de saúde, como diabetes, excesso de peso, hipertensão, intolerância ao glúten ou lactose, por exemplo.
Como comparar os rótulos de alimentos diferentes. Para comparar produtos, deve-se avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto. Por exemplo, se os rótulos de 2 tipos de pães dão a informação nutricional para 50 g de pão, então é possível comparar os dois sem fazer outros cálculos.
A leitura adequada dos rótulos dos alimentos no momento da compra é, útil à realização de escolhas seguras e mais saudáveis.
Todo rótulo de alimentos deve ter: prazo de validade (nesse caso, se a duração do produto for menor que três meses, deve conter o dia e mês.
Qual o nome da parte de baixo da perna?
Como fazer reposição de magnésio?
Quais os impactos dos impostos sobre a economia brasileira?
Quais os tipos de entrevista de emprego?
Qual o melhor remédio para reposição de hormônio?
Como os maias foram dizimados?
Como incas conseguiram administrar um império tão extenso?
Para que os incas utilizavam o ouro?
Como os homens da caverna usavam a matemática?
Qual a importância da contribuição dos Estudos Culturais para o campo da educação?
Como o golfinho Peter se suicidou?
Qual a importância dos incas maias e astecas?
Qual colágeno é bom para cartilagem?
O que fazer se o computador não quer iniciar?