É preciso interagir com o que se lê!
Ler e reler a matéria antes de anotar Depois, em uma nova leitura, você deverá fazer as marcações dos pontos mais relevantes, sublinhar os trechos mais interessantes para a matéria e, realmente, absorver o conhecimento que o texto tem a oferecer.
Fazer anotações do livro é uma tarefa bem simples, pegue um caderno ou crie uma nota no evernote e comece a anotar tudo que marcou dentro do livro, imagine que você esteja conversando com você mesmo ou com o próprio autor do livro.
Algumas estratégias que faço para fazer anotações durante a leitura:
Para tirar o máximo de um livro, de modo algum você pode valorizar mais a integridade física dele do que esse diálogo com o autor. Essa prática de riscar, sublinhar, fazer esquemas e capturar pensamentos é o nosso modo de interagir ativamente com o livro, buscando a compreensão ao se perguntar o porquê daquilo.
Veja hábitos para ajudar você a tirar proveito da leitura em seus...
Mantenha uma coleção pessoal de aforismos, passagens e citações. Depois de terminar de ler o livro, é melhor não deixar todo o conhecimento acumulado ali, naquelas mesmas páginas. É preciso desenvolver um sistema para capturar passagens significativas, boas citações e ideias importantes surgidas durante a leitura.
Pode ser um lápis ou uma caneta: alguma inquietação surgida na mente do leitor durante a leitura pode ser registrada no canto daquela página em forma de pergunta; algum trecho da obra que o leitor não tenha entendido pode ser destacado, seguido por um ponto de interrogação a fim de servir como lembrança de que algo ali ...
Post-its: Papéis colantes usados para anotações, lembretes, marcações de páginas e grifos em geral. Sinto que os post-its são a maneira perfeita de marcarmos uma página, ou um trecho preferido, sem estragar o livro. Até porque, quando a qualidade do post-it é alta a cola não acaba e muito menos agride a página.
As anotações que fazemos durante as aulas ou enquanto estamos lendo um livro ou apostila são muito importantes para nos ajudar nos estudos. No entanto, algumas pessoas não sabem como fazê-las e acabam acumulando informações desnecessárias ou que não agregam valor na hora de estudar.
Personalizar as suas anotações Crie estratégias e métodos próprios de anotar a matéria que você precisa estudar, de acordo com o seu perfil de aprendizado. A troca de informações dentro da sala de aula é importante, mas nada de copiar literalmente todas as anotações dos seus colegas ou utilizá-las para os seus estudos.
Você nunca saberá quais são os tipos de anotações válidos para os seus estudos se não tentar! Vale todo tipo de técnica que conseguir experimentar: canetas coloridas, lápis de cor, canetas hidrográficas, post-its, fitas, rasuras, desenhos, gravuras…
Por isso, é importante uma segunda leitura, para que você se atente às informações mais específicas. Para criar anotações produtivas, a dica é fazer uma primeira leitura do texto, apenas para conhecer o seu conteúdo e entender do que ele se trata.
Por que o Brasil é um país de oligopólio?
Quanto tempo demora para curar uma fratura exposta?
Quantas mesas para 200 pessoas?
O que a roupa branca transmite?
Qual a estrutura de uma apelação?
O que causa a oxidação do ferro?
Como cuidar dos cabelos depois de um alisamento?
Por que a cidade de Nazaré era desprezada?
Quem tem pressão alta pode tomar o chá de manjericão?
O que vai sair da Netflix em agosto?
Como é o procedimento para pedir a escuta telefônica?
Qual repouso para aplicação de varizes?
Quais estados receberão os precatórios do Fundeb?
Qual o valor do metro quadrado em BC?