comercializada, transformando-se em capital circulante (HARVEY, 1990). A indústria do lazer, nasce como um produto da sociedade capitalista, transformando-se posteriormente em mecanismo de acumulação e de integração ao processo de circulação do capital.
Na ponta da pirâmide, o que existe para uma pequena parcela da população é o lazer-mercadoria. Havendo cada vez menos tempo livre e um ritmo de vida cada vez mais acelerado, busca-se justamente o prazer imediato, a compensação concentrada para o estresse provocado pelo dia-a-dia intenso.
O lazer torna-se um produto de consumo. Dumazedier (1979) elaborou uma classificação das atividades de lazer cujas características remetem aos serviços e/ou produtos que ele oferece: a) Atividades físicas – correspondem à necessidade de realizar exercícios físicos de modo formal ou não, em espaços planejados ou não.
Na sociedade moderna, marcadamente urbana a industrialização acentuou a divisão social de trabalho. ... Podemos perceber que o fenômeno do lazer como esfera própria e concreta se dá a partir da revolução industrial, com o processo de automação que acentuou a divisão do trabalho e a alienação.
10 Opções de atividades para o seu lazer
Portanto, pode-se afirmar que tanto o trabalho alienado quanto o lazer encontram-se num sistema de produção e consumo que cria necessidades no indivíduo, transformando-o para que ele consuma cada vez mais mercadorias e assim fortaleça o sistema do capital.
O Lazer, que vem do latim 'licere' – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer. ...
Lazer escolar: pode ser visto no recreio dos alunos ou na aula de Ed. Física, além disso, em aulas práticas de todas as matérias. Ex: exposição de pintura na aula de Artes, interclasse, show de talentos, festivais esportivos.
Assim, o lazer foi associado precisamente àquela classe que não realizava nenhum trabalho produtivo. De acordo com Veblen, o consumo conspícuo era um meio de aquisição, manutenção e/ou exibição de status social dentro da classe ociosa.
No tema Trabalho e Consumo, percebe-se a proposta de abordagem da quantidade e diversidade de trabalho presente em cada produto ou serviço, assim como as relações entre trabalho e consumo, considerando-se as dimensões políticas e econômicas do trabalho e do consumo, com suas repercussões sociais.
O lazer é resultado desse processo histórico que permitiu uma maior produtividade em menos tempo e surgiram com isso reivindicações sociais pela distribuição do tempo liberado de trabalho. O lazer é um fenômeno tipicamente moderno]
O lazer é essencial para manutenção da saúde, integridade física e mental do trabalhador, considerando a importância do direito ao lazer tanto quanto do direito ao trabalho, este artigo apresenta, na primeira parte a história do trabalho, juntamente com
Com este estudo preliminar, percebemos que, ao longo da história do capitalismo, as relações trabalho/lazer formam um sistema constituído por um movimento interdependente e que o fenômeno do Lazer, como esfera própria e concreta, originou-se a partir da revolução industrial.
O local de trabalho muitas vezes era na própria moradia e trabalho e lazer se confundiam. Na sociedade moderna, marcadamente urbana a industrialização acentuou a divisão social de trabalho. A industrialização pode ser considerada como divisor de águas entre trabalho/lazer.
Como saber se uma casa tem escritura ou não?
Quais as melhores áreas de trabalho atualmente?
Quando a dieta enteral é indicada?
Como saber se a pessoa tá em ligação no WhatsApp?
Como saber se ele gosta de vc a distância?
Como se cadastrar na Boticário para ganhar brinde?
Como fazer a inscrição na Plataforma Freire?
Como se abrevia a palavra representante?
Como identificar uma música pelo assobio?
Quais empresas devem ter cadastro na Anvisa?
Como se cadastrar no sistema mosaico ANATEL?
Como descobrir se a pessoa gosta de vc?
Como saber se ele está me paquerando?