Como lidar com erros no trabalho
Ouça em voz altaPausarA maneira como o erro é apresentado pode fazer toda a diferença, diz Gerson. A dica é fugir de uma posição defensiva. “Você tem razão, isso não poderia ter acontecido, mas aconteceu” ou “no seu lugar eu estaria ainda mais irritado”, são frases certeiras na hora de se explicar para o chefe ou um cliente.
Algumas simples mudanças de postura podem fazer chefes e superiores interpretarem nossas falhas de um ponto de vista diferente.
Ouça em voz altaPausarPior do que errar é insistir no erro e pior ainda é procurar uma justificativa para defender o erro; o ser humano gosta disso, porque procurar uma justificativa é sempre mais fácil do que buscar mudar, nos "isenta". É preciso parar de justificar os erros , pois eles impedem a mudança.
A seguir, listamos os seis passos que podem te ajudar a contornar a situação da melhor forma possível.
Ouça em voz altaPausarDiz a sabedoria popular que errar é humano, mas cometer erros no trabalho pode atrapalhar sensivelmente seus planos de maiores vôos na carreira. Equívocos são oportunidades de alerta e é bom lembrarmos que só erra quem toma ação sobre algo.
Ouça em voz altaPausarAssuma sua responsabilidade Ao cometer um erro, o mais correto é assumir sua responsabilidade de forma integral. No entanto, se o problema de fato envolver outras pessoas, obviamente que é importante cada um assumir sua parcela de culpa.
Ouça em voz altaPausarSe cometer um erro grave diga-o, pedindo desculpa genuinamente: “Peço desculpa, cometi um erro”, e sugira uma solução. Não peça desculpas vezes sem conta e resista à tentação de atribuir culpas. Por outro lado, não exagere em tentar arranjar soluções, mas mantenha a postura profissional e continue a trabalhar.
O que fazer quando você comete erros no trabalho
Ouça em voz altaPausarDescrever o que aconteceu e o que você esperava que acontecesse. Etapas para reproduzir o problema, se disponível. Capturas de tela do problema, se relevante. Qualquer mensagem de erro que tenha recebido.
Os seus erros pessoais podem ser reflexos dos erros dos outros, mas não são justificados pelos erros dos outros. Errou, reconheça, e siga em frente para acertar! Depois que a desculpa foi criada as pessoas usam como justificativa para cometerem novos erros O egoísta e orgulhoso NUNCA admite que errou. Está sempre se justificando nos outros.
Justificar os próprios problemas em erros de terceiros, ou de coisas e fatos, que não têm realmente nada a ver com a sua realidade. Dizer que a vida não vale mais a pena, que tudo está errado, sem procurar entender, que na verdade, o errado da história pode ser você.
A ideia é que você consiga minimizar as consequências do erro cometido, além de poupar a sua imagem. "Pense, antes de tudo, nos efeitos que a sua falha terá no projeto, na equipe e na empresa como um todo.
Essa reflexão é importante para avaliar com clareza a proporção do erro", explica o psicólogo Jânio Carlos Soares de Souza, especialista em formação e desenvolvimento de equipes, professor do Sebrae de Itaúna, em Minas Gerais. A partir de uma análise justa da situação, você poderá planejar suas ações, adequando-as à profundidade do erro.
Como puxar assuntos aleatórios?
Quais são os serviços de proteção social básica?
Qual a falange de Preto Velho?
Quais são os principais ossos da coluna vertebral?
Como prospectar clientes pela Internet grátis?
Qual a diferença entre swapping e memória virtual?
Quais são os tipos de trilha sonora?
O que não fazer câmbio automático?
Em que EP Sasuke consegue o mangekyou Sharingan eterno?
Em que efeito o recurso de apelação é recebido?
Quanto custa o Tesla mais caro?
O que é palavra de sabedoria na Bíblia?
O quê o espiritismo diz sobre gravidez?
O que fazer para sair da crise no namoro?