Um atestado de participação em audiência para fins de justificar falta no trabalho. Comunicado que chama a sociedade civil a participar de audiência pública em que será tratado tema relevante. Um termo que comprova ter a parte comparecido à audiência ou reunião de mediação, embora a outra tenha faltado.
815, caput, da CLT: “Art. 815 – À hora marcada, o juiz ou presidente declarará aberta a audiência, sendo feita pelo secretário ou escrivão a chamada das partes, testemunhas e demais pessoas que devam comparecer.” No entanto, o legislador estabeleceu uma tolerância de 15 minutos para o atraso do juiz.
§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.
Caso o ausente for o AUTOR, os efeitos serão a extinção do processo, bem como a condenação em custas processuais, nos termos do artigo 51, inciso I, da Lei dos Juizados Especiais e do Enunciado 28 do FONAJE. Veja-se: Art. ... 23, Lei 9.099/95: Não comparecendo o demandado, o Juiz togado proferirá sentença.
Se o autor não comparecer à audiência de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, sem justificativa, o processo será extinto, com a condenação ao pagamento das custas processuais.
Se o autor não tiver interesse na designação da audiência de conciliação, deverá indicar, na petição inicial, o seu desinteresse na autocomposição. O réu deverá fazê-lo, também por petição, apresentada com 10 dias de antecedência da data da audiência (art. 334, §5º).
Faltar audiência de conciliação em qualquer fase é ato atentatório à Justiça. A multa prevista no Código de Processo Civil para quem falta à audiência de conciliação é válida inclusive para aquelas marcadas no curso do processo judicial, e não apenas na audiência inicial.
Não pode ser tida como suficiente a mera alegação genérica para afastar, automaticamente a designação da audiência de conciliação, sobretudo considerando ser um dos princípios basilares do nosso diploma processualista atual .
Indico os seguintes artigos: 1 Como se preparar para uma audiência de conciliação trabalhista 2 Mediação, conciliação e arbitragem: entenda as diferenças 3 Perempção: como funciona nos processos civil, penal e trabalhista 4 Entenda o que é a exceção de pré-executividade no Novo CPC More ...
O que são livros de literatura?
Quais são as variáveis que regem o treinamento físico?
Qual o tamanho máximo de um Yorkshire?
Qual o limite de linhas para uma citação?
Qual a vantagem de ter o segundo filho?
É normal sentir contrações de treinamento a partir de quantas semanas?
Qual a função da elasticidade?
Qual espessura ideal de reboco?
Qual a diferença entre shampoo profissional e comercial?
Quais são os tipos de memórias secundárias?
Qual é o material do branco Prime?
Como se dá a atuação do Ministério Público no contexto constitucional?
Quanto o Spotify paga por visualização?