A primeira vez no Terreiro de Umbanda deve ter respeito em primeiro lugar! Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas. Retire a sua para o atendimento e, quando houver livro de presença, assine-o para ajudar no controle da Casa.
Postura dentro do terreiro Este local não acomoda, conversas paralelas, vícios, comércio, futilidades, brincadeiras, fofocas e qualquer que seja o rumo que desvirtue do objetivo da gira: o encontro com Deus e sua manifestação. Acomode-se, silencie, sinta os aromas, envolva-se com as cores e a atmosfera do ambiente.
Os pontos possuem energia muito forte. Nada impede que você entoe um cântico em sua casa, em momentos que não são de oração, mas é preciso ter cuidado, pois o objetivo desses cânticos é atrair as entidades, e se elas são atraídas em vão podem atrapalhar a energia do ambiente.
Como funciona um terreiro de umbanda: ritual Este espaço principal é mais conhecido como congá, que quer dizer “recinto”. O chão é normalmente de terra batida e velas são espalhadas ao redor dos médiuns e auxiliadores; estes ficam de pé para todo tipo de ajuda, já os médiuns ficam sentados para receber o público.
Mas na religião afro-brasileira, Candomblé, não são todos os adeptos que podem usar roupas coloridas. “As abyans (novatos no culto, não iniciados) usam somente roupas brancas. As iyawos (adeptos já iniciados na religião) do sexo feminino podem usar roupas coloridas, mas a camisa é sempre branca”, explica o babalorixá.
Pode-se cantar pontos de umbanda fora do contexto do terreiro? ... Os pontos de umbanda são cantados para buscar as forças espirituais das entidades, para atuarem diretamente sobre os trabalhos que estão sendo realizados, portanto não devem ser cantados em vão.
Lembre-se: Um bom centro de Umbanda não distingue ricos e pobres, brancos, negros, pardos ou amarelos. A umbanda é universalista, catalizadora de todas as correntes, não enxerga nem distingue grau de estudo, classe social ou orientação sexual. 1. Vestimenta
Apesar de a Umbanda ter diferentes formas de ser, variando de templo para templo, a verdade é que existem algumas normas para retirar o máximo partido de uma ida no terreiro. Lembre-se: Um bom centro de Umbanda não distingue ricos e pobres, brancos, negros, pardos ou amarelos.
A Umbanda, como quase todas as religiões, é machista; e essa é a razão do preconceito com as mulheres em período da menstruação. Existe pai-de-santo que proíbe a mulher tocar nos atabaques. Não vejo lógica, ao contrário, um insulto à capacidade feminina.
Há também, na entrada de um terreiro, uma firmeza para os Exus – a famosa “Casinha dos Exus” – e pode haver para outras falanges também, como para Pretos Velhos e Caboclos. Mas o coração de um terreiro é o seu congá! Congá é a palavra yorubá para altar. No congá é onde ficam as imagens, as velas e outros artefatos de poder.
Quais são as plantas que pode ficar no sol?
Quais as doenças causadas por fezes de barata?
Qual a probabilidade de sair a soma 7 no lançamento de dois dados?
Qual a melhor plataforma para criar conteúdo?
O que a Constituição nos garante?
O que é Monofiletico e Parafiletico?
Quais são as 7 principais bacias hidrográficas do Brasil?
Quem pode arquivar o inquérito?
Quantas faces e arestas tem um cilindro?
Quais foram os primeiros povos?
Como funciona a dinâmica do mercado financeiro?
Quais os 4 tipos de conflitos?
Qual a diferença entre suvaco e axila?
Qual a classificação Fisiopatologica do choque?
Como alterar o endereço de uma empresa na Jucesp?