Como instrumento avaliativo, o portfólio é organizado pelo aluno, sob a orientação do professor. Porém uma simples coletânea das atividades não se constitui como Portfólio.
O portfólio é uma ferramenta de avaliação que permite operacionalizar a avaliação formativa, contínua e sistemática. O portfólio pode tornar o processo avaliativo mais humano uma vez que ele permite que o aluno participe da sua elaboração, organização e construção.
Algumas boas estratégias para que isto ocorra são: permitir ao estudante escolher suas atividades dentre várias que atestem um mesmo objetivo de aprendizagem (seus textos ou desenhos preferidos, por exemplo). Afinal, o portfólio não precisa ser uma construção idêntica para toda turma.
Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:
Tendo como referência a temática proposta, é imprescindível a compreensão do termo: “instrumentos de avaliação”, entendido como: recursos utilizados para coleta e análise de dados no processo ensino-aprendizagem, visando promover a aprendizagem dos alunos. Segundo Méndez (2002, p.
Portfólio é um conjunto organizado de trabalhos produzidos pelo aluno ao longo de determinado período (o ano letivo, por exemplo). Ela deve reunir as atividades que o estudante considera relevantes, escolhidas depois de uma análise feita com a sua ajuda. ...
Ao final de um determinado período de tempo, tanto o professor como o aluno podem selecionar as atividades registradas para compor como relatório o portfólio de apresentação das aprendizagens de um determinado aluno.
Em sua estrutura, o portfólio escolar deve conter:
O portfólio é um instrumento de avaliação que proporciona uma visão geral e ao mesmo tempo detalhada sobre o processo de aprendizagem do aluno (Foto: Mariana Pekin) Já faz alguns anos que acompanho o processo de alfabetização dos meus alunos por meio de portfólio. Esse tipo de registro dá uma visão global da aprendizagem da turma, ...
Na Educação, o portfólio tomou uma função ainda maior, e se tornou um instrumento de avaliação, que dá visibilidade ao conhecimento apreendido, que leva à reflexão, que evidencia os diferentes elementos do desenvolvimento dos alunos. Não é, portanto, só uma amostragem das atividades. A Educação Infantil já se utiliza muito desse instrumento, ...
Tendo como base que o portfólio é um instrumento de autorreflexão e avaliação, este faz com que o estudante/aluno tenha um compromisso com as atividades que acontecem durante um período de tempo significativo e que se constroem sobre conexões naturais com os conhecimentos escolares.
Na alfabetização, descobri que eles são ótimos norteadores do trabalho. Os portfólios conseguem mostrar cada passo dos alunos rumo ao domínio da escrita. Nele, consigo ver claramente as necessidades da criança e, assim, planejar novas ações em minhas práticas pedagógicas.
Qual é o navegador mais usado no mundo?
O que se parece com um paralelepípedo?
Qual é a diferença entre Wi-Fi e internet?
Quantos e quais são as cavidades do coração?
Quais marcas não testam em animais?
Quais são os tipos de condições adversas?
Qual município do Espírito Santo tem menos habitantes?
Quais são os tipos de dignidade humana?
O que diz a teoria celular proposta por schleiden e Schwann?
O que falar antes de ler a Bíblia?
Quais são os principais problemas do consumismo?
Quais foram os acontecimentos que antecederam a queda do Muro de Berlim?
Quando começa o pagamento do IPVA em Minas Gerais?
Como funciona o sistema de cotas atualmente?
Quais os perigos para o exame de colonoscopia?
O que causa o envelhecimento do cérebro?
Quem pode aderir ao Refis 2022?