1 – Instale o isolador Castanha no arame da cerca, que vai ocasionar o rompimento da cerca, na distância de 10 á 20 metros no máximo do eletrificador. 2 – Prenda a mola firmemente com os grampos ao arame da cerca, de maneira que forme uma “ponte” por baixo do isolador castanha.
O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.
O para-raios para poder cumprir a sua função, deve ser instalado sempre acima da parte mais elevada do edifício ou estrutura a proteger, deste modo captará a descarga elétrica do raio e permitirá um caminho seguro da corrente até à terra.
O sistema de cerca elétrica é bem simples: ela é feita com fios de arame e mourões que têm, em média, 100m de distância um do outro. Por meio de um eletrificador, a energia recebida é convertida em pulsos de pequena duração, alta voltagem e baixa corrente, a qual é transmitida através desses fios.
Esta instalação é feita com a cravação da primeira haste, sendo em seguida colocada uma luva cônica de latão que estará interligando a primeira haste com a segunda, e tão logo a segunda esteja cravada, repete-se o processo para se adicionar uma terceira haste.
Fora a mão de obra, o preço pela instalação do para-raio irá depender do tamanho da cobertura e o modelo utilizado. Em média, cobra-se cerca de R$ 7,50/m².
Em estruturas mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.
O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
Instalar para-raio em local residencial O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².
O raio provoca o curto-circuito da nuvem para a terra e pelo caminho formado pelo raio passa uma corrente elétrica de milhares de ampères. Um raio fraco tem corrente de cerca de 2.000 A, um raio médio de 30.000 A e os raios mais fortes têm correntes de mais de 100.000 A (um chuveiro tem corrente de 30 A).
Apesar das correntes dos raios serem muito elevadas, elas circulam durante um tempo muito curto (geralmente o raio dura menos de um segundo). Os raios podem sair da nuvem para a terra, da terra para a nuvem ou então sair da nuvem e da terra e se encontrar no meio do caminho.
O aparelho eletrificador deve ser preferencialmente instalado no centro da área onde estão dispostas as cercas para seu melhor funcionamento. As porteiras devem ser largas (acima de 6 metros), localizadas na extremidade da cerca do corredor no sentido do trânsito dos animais.
Estaremos dividindo este manual orientativo de dimensionamento e instalação de para-raios em cinco tópicos básicos, sendo o primeiro sobre o sistema de captação, ou seja, tudo aquilo que será montado sobre a edificação e suas estruturas destinadas a receber a descarga elétrica do raio.
Como regular a temperatura da água da piscina?
Como aumentar visualizações nos Stories?
Como ajustar a muleta canadense?
O que fazer com fone de ouvido antigo?
Que tipo de Trabalho tem direito a insalubridade?
Como regular às oitavas da guitarra?
O que não deve ser registrado no diário de bordo?
Como saber se o conjunto é base?
Como ajustar a dobradiça da porta?
Como fazer um guarda chuva de papel?
Como acertar as horas é a data do Bulgari?
Como saber se o alimento é vegano?
Como regular altura da vela do carro?
Como elaborar um esboço de um projeto?
Como obter o certificado de reservista?
Como saber se uma pisciana está afim de você?
Como regular temperatura do freezer vertical Brastemp?