De forma geral, os princípios que norteiam o sistema são:
Por isso conheça, a seguir, os 5 princípios da filosofia Lean.
Existem cinco etapas importantes no ciclo de Lean:
O Sistema Toyota foi criado por membros da família Toyoda e foi baseado nas técnicas de Henry Ford e Frederick Taylor . Segundo Maximiano (2005) os dois princípios mais importantes do sistema Toyota são: eliminação de desperdícios e fabricação com qualidade.
O Sistema Toyota de Produção foi ser reconhecido internacionalmente apenas em 1990, com um estudo realizado por pesquisadores do MIT a cerca da indústria automobilística. A idéia central é maximizar o valor do cliente e minimizar o desperdício.
O lean é uma filosofia que deve ser incorporada na cultura organizacional da empresa, o que implica em criar processos para identificar continuamente oportunidades para “enxugar” os desperdícios. Ela visa atingir continuamente resultados cada vez melhores.
O 5S fornece cinco etapas principais para manter um espaço de trabalho eficiente a fim de melhorar a qualidade dos produtos:
A sigla significa definir, medir, analisar, aperfeiçoar e controlar e isso ajudou muitas empresas a reduzir erros. Aqui está um olhar mais atento para cada uma das cinco etapas envolvidas....
Sua empresa cansou dos prejuízos causados pela produção ineficiente e sem processos consistentes que atrasam o crescimento? Esse pode ser o momento ideal para aprender como implantar o lean manufacturing.
O Lean Manufacturing, também chamado de Produção Enxuta ou Manufatura Enxuta, é uma metodologia de gestão que nasceu com o Sistema Toyota de Produção, inteiramente focada na eficiência dos processos. A metodologia é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa.
Monte uma equipe multicapacitada com profissionais White, Green, Yellow e Black Belt que dominam tanto os princípios do Lean Manufacturing quanto do Six Sigma. O PDCA e outras ferramentas do lean manufacturing vão auxiliar no trabalho de manter o ciclo de melhoria contínua na empresa.
No lean, aumenta-se a produção quando se sabe que há demanda para absorvê-la. Caso contrário, não se estaria diminuindo o desperdício, mas sim aumentando-o. O Lean Manufacturing não deve ser confundido com práticas obsoletas que aumentam a produtividade em detrimento da qualidade de vida dos colaboradores.