Quando as bases são iguais, pela propriedade de igualdade de potência, os expoentes são iguais. Igualando-se os expoentes, basta resolver a equação polinomial. Realizando a fatoração de 625, sabemos que 625 = 54. Desse modo, o conjunto de soluções dessa equação exponencial é S {-4, 1}.
Equações que apresentam a incógnita no expoente são chamadas de equações exponenciais. E teremos apenas que resolver uma equação do 2o grau! Note que também foi usada outra propriedade das potências: a - m = 1 a m com a , m ∈ Q . E agora é só resolver a equação de 1o grau!
Uma equação exponencial é uma expressão algébrica que possui uma igualdade e pelo menos uma incógnita em um de seus expoentes. Para ser considerada equação, uma expressão precisa ter pelo menos uma incógnita, que é um número desconhecido representado por uma letra, e uma relação de igualdade.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Este método consiste em isolar uma incógnita numa equação e a mesma incógnita na outra, depois basta igualar as duas, recaindo-se numa equação do 1º grau com uma única incógnita. Exemplo: 1º passo: vamos isolar o y na primeira e na segunda equação equação para podermos igualar as equações.
Para igualar denominadores, precisamos encontrar o menor múltiplo comum entre eles, isso é, o famoso MMC. Se precisar relembrar um pouco sobre o MMC, temos um artigo no site só sobre isso. O MMC entre os denominadores possibilitará que as frações fiquem equivalentes, com o menor denominador entre eles.
Isole 𝑥 da equação 𝑦 seja igual a dois elevado 𝑎𝑥 mais 𝑏, assumindo que 𝑎 não seja igual a zero. Podemos ir da forma exponencial para a forma logarítmica, 𝑎 elevado a 𝑥 igual a 𝑏. Então, pegando nossa equação e usando o mesmo método de círculo, dois elevado a 𝑎𝑥 mais 𝑏 é igual a 𝑦.
O objetivo de resolver uma equação de primeiro grau é descobrir o valor desconhecido, ou seja, encontrar o valor da incógnita que torna a igualdade verdadeira. Para isso, deve-se isolar os elementos desconhecidos em um dos lados do sinal de igual e os valores constantes do outro lado.
Equação exponencial com raiz Uma equação com raiz quadrada se resolve da mesma forma que as demais, então começamos igualando as bases. Para “sumir” com a raiz, basta trocá-la pela potência correspondente, como indica as propriedades de potenciação!
A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b.
Quanto tempo dura o transplante capilar?
Qual é o comando utilizado para copiar as propriedades de uma entidade para a outra?
O que é uma planilha de cálculo?
Qual o custo para se montar uma horta?
Como é elaborado o arranjo físico de um sistema de produção?
Quais são os músculos que atuam na extensão da perna?
Quanto ganha um profissional com CGA?
Quanto uma pessoa ganha ao publicar um livro?
Quais são as características da Constituição de 1934?
O que significa a frase sol com chuvas isoladas?
Como Shanks ganhou a cicatriz no olho?
O que dar para tartaruga comer?
Quem cursa Farmácia faz o quê?
Como proteger o cobre da oxidação?