Os caramujos vivem no meio aquático, possuem uma concha externa espiralada e de diferentes padrões. Os caramujos possuem na região cefálica: uma boca e estruturas sensoriais bem desenvolvidas. Da cabeça saem quatro tentáculos, todos retráteis: dois são a base dos olhos e dois são usados para o tato e o olfato.
Por isso, a presença de caramujos é persistente em alguns locais. Para evitar o reaparecimento, é necessário fazer a catação manual dos ovos. Sempre utilizando luvas, deve-se revolver a terra e retirá-los – são bolinhas em tom amarelo claro, quase branco. Esses ovos devem ser colocados em um saco plástico e quebrados.
Durante o dia, o animal se esconde do sol na terra. À noite, ele invade terrenos e chega sobe em árvores e paredes. O simples toque na "gosma" que ele solta pode causar doenças. Por isso, a recomendação é a de que as pessoas não recolham caramujos sem luvas em hipótese alguma.
Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Além disso, sua borda é cortante. Foi introduzido ilegalmente em nosso país na década de 80, no Paraná, com o intuito de substituir o escargot, uma vez que sua massa é maior que a destes animais.
O caramujo gigante é também um problema sério em relação à saúde pública, pois transmite vermes causadores da meningite eosinofílica, o Angiostrongylus costaricencis, e da angiostrongilíase abdominal, o Angiostrongylus cantonensis - as duas doenças podem matar!
É possível perceber o umbigo. A coloração da concha dessa espécie é geralmente escura, embora haja algumas variedades que apresentem coloração mais clara ou até unicolores, em uma variedade de concha amarelada e sem faixas.
Os caramujos são moluscos hermafroditas, mas a sua reprodução é cruzada, ou seja, mesmo tendo os dois sexos, eles precisam de outro para acasalar. Se tornam adultos em até 5 meses, depositando ovos 4 vezes em toda sua vida com até 600 ovos.
Classe Gastropoda: é a maior e mais diversificada classe de moluscos e é representada por caramujos aquáticos, caracóis e lesmas. Apenas nessa classe são encontrados moluscos terrestres.
Os caramujos africanos sobrevivem em terrenos baldios, plantações abandonadas e, entulhos de construções. Mas é preciso ter cuidado, pois o contato dos caramujos com frutas e hortaliças pode causar danos à saúde.
Assim, ao entrar em contato com lesmas ou caracóis, o sal retira a água do corpo do molusco e causa um desequilíbrio interno. As células do animal começam a se desfazer e esse processo pode levar à morte.
Quais são as características de um consumidor consciente?
Como era a organização do sistema feudal e sua sociedade?
O que é o levantamento de requisito e quais sãos as principais técnicas de levantamento?
Como se forma a personalidade psicologia?
Quais são as maneiras de se determinar um plano?
Quais características definem um continente?
Como são feitas as casas no Japão?
Como se encontra água no deserto?
Como são conhecidos e quais são as funções dos praticantes de carimbó?
Como pode ser descrita a organização celular das bactérias quanto à presença?
O que fazer para eliminar calorias?
Como medir a sonda nasogástrica?
Como saber se a rede do chuveiro é 110 ou 220?