Quando QUE é pronome relativo?
Que é uma conjunção integrante quando: estabelece a ligação de uma oração com outra; introduz uma oração subordinada substantiva, que pode atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto; pode ser substituído por isto ou isso.
Professora de Português. Conforme a função que desempenha na oração, QUE pode ser classificado como um pronome relativo ou como uma conjunção integrante. Saber diferenciar o pronome da conjunção é essencial para a realização de uma correta análise sintática e morfológica da oração.
Exemplos de que como pronome relativo. A professora que queríamos contratar recusou a oferta. Os meninos que foram encontrados na mata estavam perdidos. Já acabei de ler o livro que você me emprestou. Está aqui o dinheiro que foi arrecadado na campanha. Substituição de que por o qual, a qual, os quais ou as quais: A opinião com que ...
O fato é que temos de ser hábeis para fazer a classificação correta, a fim de que possíveis equívocos não ocorram. Partindo de tal prerrogativa, estabeleceremos as funções do pronome “que”, uma vez que ora ele exerce o papel de conjunção integrante, ora de pronome relativo. Nesse sentido, quais as diferenças que demarcariam ambas as posições?
Conclusão: nesse caso, o “que” se classifica como uma conjunção integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva (subjetiva). As palavras que foram rispidamente proferidas causaram aborrecimentos.
Quanto vale 100 bits na Twitch?
Quem inventou o conceito de livre arbítrio?
Quanto tempo para o enalapril fazer efeito?
Quais são as partes de um terno?
Qual é o peso de 1000 litros de água?
O que significa aquisição de imóvel?
Porque uma pessoa não tem digital?
É possível ter verruga no pênis sem ser HPV?
Quais são os três processos de atendimento?
Quais são as 5 fases da logística?
Que doenças são causadas por metais pesados?
Qual o principal desafio da teoria da administração contemporânea?