Se o seu chefe é assim, talvez você esteja lidando com um psicopata corporativo. Ou, então, quem causa problemas é o colega de trabalho. Ele faz tudo para subir na empresa: manipula os demais, mente, se apropria do trabalho alheio e até mesmo frauda resultados. Todas essas atitudes apontam para um perfil psicótico.
Dicas para identificar um sociopata:
O que é um sociopata: A sociopatia é caracterizada por um egocentrismo exacerbado, que leva a uma desconsideração em relação aos sentimentos e direitos das outras pessoas. Um sociopata não tem apego aos valores morais e é capaz de simular sentimentos para conseguir manipular os outros.
Estudos apontam que executivos com mais traços psicopatas tendem a serem vistos como carismáticos, criativos e bons comunicadores. Isso porque o charme psicopata pode se sobrepor a questões de comportamento, segundo um estudo feito em 2010 por Babiak.
Em geral as pessoas sabem quem é o psicopata. É o serial killer, o estuprador, o bandido que mata, mas as pessoas não sabem que os psicopatas incidem de 1 a 3% da população, ou seja, nasce em qualquer lugar do mundo 1 a 3 % de pessoas que são psicopatas.
A origem da psicopatia e da sociopatia geram determinadas diferenças na personalidade de quem sofre desses transtornos. Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos.
Basicamente, um sociopata conta com um transtorno de personalidade antissocial. Além do mais, dependendo do nível e do tipo de sociopatas, alguns são considerados uma ameaça para as pessoas ao seu redor. 1. Dificuldade em sentir empatia Sabe aquele tipo de pessoa fria, que quase nunca se comove com o sofrimento ou sentimento alheio?
Por ser uma pessoa inteligente, atraente e até simpática quando quer, o sociopata tem uma grande habilidade em manipular as pessoas. Por meio da fachada de mentiras que ele cria, ele conquistam pessoas e boas oportunidades por meio da manipulação. Quando um sociopata é pego na mentira, por exemplo, aí que seu poder de manipulação se aflora.
Age de forma cruel: um sociopata pode se comportar de maneira muito dura e/ou sem piedade em relação a outros e depois fingir que nada aconteceu. Não tem remorso: apesar de realizar certas ações que afetam direta ou indiretamente uma ou mais pessoas negativamente, um sociopata geralmente não sente culpa ou remorso pelo que fez.
O olhar frio é uma das características mais marcantes de um sociopata. Ele também não reagem emocionalmente a situações perigosas ou assustadoras. Um sociopata sempre parece distante e indiferente às pessoas pela falta de empatia, ou seja, pela incapacidade de se colocar no lugar do outro.
Como levar o bebê da maternidade para casa?
Como era a infância de Cristiano Ronaldo?
Como desenvolver o tônus muscular na educação infantil?
Como foi que Lampião e Maria Bonita morreram?
Como lidar com o racismo na educação infantil?
Porque o rei Luís XVI foi morto?
Como faz para trabalhar no Sedex?
Qual foi o final de Maria Madalena?
Como trabalhar Dia da Escola Educação Infantil?
Quantas vezes Liesel encontrou a Morte?
Como foi a vida de Zumbi dos Palmares quando ele era criança?
Qual o objetivo de trabalhar recorte na educação infantil?
Como cuidar do cabelo ondulado 2B?
Como foi a entrada barroca no Brasil?
Como trabalhar com entrega para o mercado livre?
Como foi a infância de Maicon Jackson?
Como foi a confissão de Ted Bundy?