O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.
Pode aparecer precedido por interjeição O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. ... O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.
O vocativo é o termo que tem a função de chamar, invocar ou interpelar dentro da oração. Não possui relação sintática com outros termos da oração, não pertencendo, portanto, nem ao sujeito, nem ao predicado; porém, relaciona-se com a segunda pessoa do discurso.
Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.
Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado. Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.
Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.
Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula). ... Exemplos: Prezado senhor Fulano, Excelentíssimo senhor presidente Fulano de Tal, Caro deputado Sicrano, etc.
O vocativo é considerado um acessório porque sua presença traz destaque, enfatiza, transmite um chamamento, mas sua ausência não implica na desconstrução da oração. Entretanto, na linguagem escrita, o desconhecimento da diferença entre esses termos pode trazer problemas para a comunicação, a ponto de comprometê-la severamente.
Exemplos de frases com vocativo 1 Não faça isso, meu amigo! (Vocativo) 2 Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? (Vocativo) 3 Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! (Vocativo) 4 Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! (Vocativo)
O vocativo não se classifica como termo acessório da oração, pelo fato de não manter nenhuma relação sintática com os outros termos da oração, ...
Em contrapartida, o vocativo deve vir isolado por vírgula ou seguido por ponto de exclamação. Existe, também, a questão semântica envolvendo vocativo e sujeito.
Como sacar dinheiro do PayPal no Brasil?
Quanto tempo leva o processo para receber DPVAT que está na Justiça?
Como substituir parágrafo por espaço no bloco de notas?
Como parecer que estás a trabalhar?
Quem tem o direito de receber insalubridade?
Como substituir espaço por vírgula Excel?
Como pegar conjuntivite falso?
Qual é o certo para mim ou para eu?
Como tirar a notificação do Instagram da tela do celular?
Como conectar várias tabelas dinâmicas?
Quanto tempo demora para estornar o dinheiro do Mercado Pago?
Porque não usar o termo criado mudo?
Quais horários mais baratos Uber?
Como mudar o driver da placa de vídeo?
Qual o melhor exercício para perder gordura do braço?
Pode usar fermento químico no lugar do biológico?