O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.
Pode aparecer precedido por interjeição O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. ... O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.
O vocativo é o termo que tem a função de chamar, invocar ou interpelar dentro da oração. Não possui relação sintática com outros termos da oração, não pertencendo, portanto, nem ao sujeito, nem ao predicado; porém, relaciona-se com a segunda pessoa do discurso.
Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.
Uma característica interessante do vocativo: ele não tem qualquer ligação sintática com outros elementos do texto – não pertence ao sujeito, nem ao predicado. Além disso, o vocativo é obrigatoriamente separado por vírgula, na introdução da oração ou em qualquer outra posição na frase.
Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.
Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
Exemplo: Londrina, 15 de março de 2003. b) Vocativo inicial: na linha de baixo, também na margem do parágrafo, há o termo por meio do qual você se dirige ao leitor (geralmente marcado por vírgula). ... Exemplos: Prezado senhor Fulano, Excelentíssimo senhor presidente Fulano de Tal, Caro deputado Sicrano, etc.
O vocativo é considerado um acessório porque sua presença traz destaque, enfatiza, transmite um chamamento, mas sua ausência não implica na desconstrução da oração. Entretanto, na linguagem escrita, o desconhecimento da diferença entre esses termos pode trazer problemas para a comunicação, a ponto de comprometê-la severamente.
Exemplos de frases com vocativo 1 Não faça isso, meu amigo! (Vocativo) 2 Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? (Vocativo) 3 Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! (Vocativo) 4 Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! (Vocativo)
O vocativo não se classifica como termo acessório da oração, pelo fato de não manter nenhuma relação sintática com os outros termos da oração, ...
Em contrapartida, o vocativo deve vir isolado por vírgula ou seguido por ponto de exclamação. Existe, também, a questão semântica envolvendo vocativo e sujeito.
Quais são as habilidades de um profissional de atendimento?
Como saber se o cachorro tem intolerância a ração?
Como fazer comentários em C++?
Quais são os prêmios dos finalistas do BBB?
O que significa um U para baixo?
Qual exame detectar calo nas cordas vocais?
São óxidos suas classificações são respectivamente?
Quanto subiu os combustíveis em 2021?
Qual foi um dos primeiros casos estudados de alelos múltiplos?
O que é uma publicação de edital?
Quais as doenças causadas pela falta de sais minerais?
Como são chamados os quatro primeiros livros do Novo Testamento?
Qual é a origem da oração Ave Maria?
O que acontece se não pagar o certificado digital?
Como funciona o decaimento beta?
Como pagar o INSS Se você está desempregado?