O rótulo de risco é representado por um losango que apresenta símbolos e/ou expressões emolduradas, referentes à classe do produto perigoso, conforme a seção 4 da Norma ABNT NBR 7500:2000.
A identificação de riscos para os produtos perigosos é constituída de: sinalização da unidade ou equipamento de transporte (rótulos de risco, painéis de segurança e demais símbolos, quando aplicável); rotulagem (afixação dos rótulos de risco na embalagem/volume); marcação (número ONU e nome apropriado para embarque na ...
A identificação do produto perigoso no veículo é feita através de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto a ser ...
Diagrama de Hommel (ou Diamante de Hommel)
O número de risco permite determinar imediatamente o risco principal (primeiro algarismo) e os riscos subsidiários do produto (segundo e terceiro algarismos); as diferentes combinações, que formam os diferentes números de risco, estão apresentadas na Tabela 3.
Características dos Rótulos de Risco para Embalagens Exceto para as Subclasses 1.4, 1.5 e 1.6, a metade superior do rótulo está reservada para o símbolo de identificação do risco. A metade inferior destina-se aos textos e ao número da classe, salvo no caso da Classe 5, em que será indicado o número da subclasse.
Na Figura 2.2.3-1 é mostrada a forma de aplicação do símbolo, texto e número da classe/subclasse no rótulo de risco. Nas Figuras 2.2.3-2 a 2.2.3-10 são apresentados os rótulos de risco aplicados nas classes/ subclasses de risco de 1 a 9, respectivamente.
As informações inseridas no painel de segurança e no rótulo de risco, conforme determina a legislação, abrangem o Número de Risco e o Número da ONU, no Painel de Segurança, e o Símbolo de Risco e a Classe/Subclasse de Risco no Rótulo de Risco, conforme pode ser observado na Figura 2.2-1.
Os riscos mais comuns que devem ser indicados no rótulo de produtos e no transporte, segundo a NBR 7500: 10cm de lado em rótulos e embalagens individuais. 30cm de lado em unidades de transporte. 25cm de lado em veículos utilitários.
A identificação de riscos de produtos perigosos para o transporte rodoviário é realizada por meio da sinalização da unidade de transporte, composta por um painel de segurança, de cor alaranjada, e um rótulo de risco, bem como pela rotulagem das embalagens interna e externa.
Quais são os principais motivos da poluição dos rios?
Onde são obtidas as Células-tronco embrionárias?
Como evitar corrosão por Pites?
Como são Indicada as 24 horas do dia?
Como trabalhar o tema dengue em sala de aula?
Qual é a importância da pele para o nosso corpo?
O que são pseudofrutos como são formados e dê um exemplo?
Como funciona o freio motor do Mercedes?
Como funciona o pagamento do 99?
Como funciona altímetro barométrico?
Como funciona as taxas do Mercado Pago?
O que é Nota Fiscal de venda futura?
Como funcionam as máquinas de café em cápsula?