Como identificar o cisto de Gartner
A bartolinectomia é a cirurgia de retirada das glândulas de Bartholin, que normalmente é indicada quando as glândulas ficam muitas vezes obstruídas, causando cistos e abscessos. Por isso, é comum que o médico só recorra a este procedimento em último recurso, quando nenhum outro tratamento menos invasivo funciona.
Cistos de Bartholin é o nome de uma inflamação ocasionada nas glândulas de Bartholin. Essa inflamação é ocasionada devido a obstrução da glândula por um acúmulo de líquidos dentro da própria glândula de bartholin, que dá a origem a presença de um cisto ou mais.
Cistos de inclusão vulvares são pequenas bolsas que contêm tecido da superfície da vulva. Cistos epidérmicos vulvares são similares, mas contêm secreções das glândulas produtoras de óleo (sebáceas) perto dos folículos capilares. Cistos de inclusão são os tipos mais comuns de cistos na vulva.
A maior parte dos cistos ovarianos são devido ao próprio funcionamento do ovário, isto é, são funcionais. Eles não geram sintomas como dor pélvica e não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico. Se o ultrassom for repetido em 3 meses, o cisto irá desaparecer.
Muitas vezes, o cisto na vagina não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, pois são pequenos e não provocam sintomas. No entanto, caso cresçam ou causem algum tipo de desconforto, pode ser aconselhada a cirurgia para retirar o cisto.
Os tipos mais comuns incluem: Cistos de inclusão vaginal, que são o tipo mais comum, causados por uma lesão na parede da vagina e podem ocorrer durante o parto ou após uma cirurgia. Cisto do ducto do Gartner, que é um órgão remanescente do desenvolvimento fetal, na pelve feminina.
Maus hábitos higiênicos e relação íntima desprotegida podem infectar a glândula de Bartholin, responsável pela lubrificação da vagina durante o ato sexual. A contaminação acontece devido à fricção e à presença de bactérias sexualmente transmissíveis. Aliadas, as duas condições podem obstruir a liberação de líquidos.
A bartolinite não é transmissível, porém, algumas das bactérias que podem provocar a doença são sexualmente transmissíveis, como a Chlamydia trachomatis (que também causa a clamídia) e a Neisseria gonorrhoeae (responsável por causar gonorreia).
O cisto vaginal consiste numa pequena bolinha que possui uma membrana a envolver um interior de secreções líquidas ou purulentas. Os cistos podem se apresentar após eventuais traumas locais, pelo acúmulo de líquido no interior de uma glândula ou, em casos mais graves, ser um sintoma de um tumor.
Um dos tipos mais comuns se manifesta na glândula de Bartholin, responsável pela lubrificação local. A maioria dos cistos vaginais não tem qualquer sintoma, mas podem incomodar muito. Os cistos de Bartholin são nódulos com líquido que se formam ao lado da abertura da vagina.
Os 4 principais tipos incluem: Cisto de inclusão vaginal: este é o cisto vaginal mais comum. Pode aparecer devido a um trauma local. É comum que mulheres que tenham passado por trabalhos de parto recentemente desenvolvam este cisto, a depender do impacto que tiveram na altura.
Cisto no ovário O cisto no ovário, na maioria das vezes, é benigno, não representando qualquer risco à saúde da mulher. Geralmente, surgem devido a alterações hormonais presentes ao longo do ciclo menstrual, gravidez, menopausa ou com uso de certos medicamentos hormonais, por exemplo.
Como usar cartão de crédito em nome de terceiros?
Como funciona o programa e-SUS?
Onde tirar certidão de herdeiros?
Como pedir desculpas pra sua irmã?
Como pedir perdão mesmo estando certo?
Onde solicitar o cartão Saraiva?
O que falar pra pessoa que você magoou?
Como solicitar o desligamento da empresa?
Como pedir desculpa juridicamente?
Como transferir um desenho de um papel para uma parede?
Como funcionam os thin clients?
Quais as condições para se obter a nulidade do matrimônio?
Qual o alcance de um drone militar?