Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Aposto e vocativo são termos de uma oração. O aposto é uma palavra ou expressão que exerce algum tipo de relação com o substantivo ou pronome de uma oração. Já o vocativo é um termo independente. Assim, o aposto está subordinado a outro termo da oração, enquanto o vocativo, não.
O termo serve para explicar, enumerar, resumir e especificar algo. No caso do aposto, que é um termo acessório da oração, quando retirado da frase ele não causa prejuízo no entendimento. Ele aparece separado do restante da expressão por vírgula, travessão ou dois pontos.
Aposto: 7 tipos que você precisa conhecer
Aposto explicativo É usado para explicar ou esclarecer um termo da oração anterior. O aposto explicativo sempre vem isolado na frase, podendo aparecer entre sinais de pontuação como vírgulas, parênteses ou travessões. Exemplos: -Priscila, estudante muito dedicada, conseguiu notas altas nas provas.
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
O vocativo é um termo que indica o “chamamento”, “invocação”, “interpelação” de uma pessoa (interlocutor) real ou fictícia. Geralmente, ele é isolado por vírgulas quando a pausa for curta, ou com o ponto de exclamação, interrogação ou reticências, quando for uma pausa longa.
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Aposto é o nome que se dá às palavras que cumprem a função de explicar, esclarecer ou resumir um outro termo da oração, sem ocupar uma função sintática.
Função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita.
Vamos apreciar mais alguns exemplos de aposto. Todos conhecem Vinícius de Moraes, o poeta. Cleópatra, a rainha do Egito , era excêntrica. Note agora um fato interessantíssimo. O aposto simplesmente tem a mesma função do termo que o antecede. Nos exemplos acima, Vinícius de Morais seria objeto direto e rainha do Egito seria sujeito.
Aposto da oração — comentário sobre o fato expresso na oração ou palavra que sintetiza a oração. Antes da palestra, sentiu as pernas tremerem, indício de seu nervosismo. Assim, o aposto “indício de seu nervosismo” é um comentário sobre o fato indicado na oração, ou seja, sentir as pernas tremerem antes da palestra.
Aposto x Vocativo. O aposto é frequentemente confundido com o vocativo. Contudo, enquanto o aposto estabelece uma função sintática com outro termo da oração, o vocativo é um termo independente que pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sem estabelecer qualquer tipo de relação sintática com outros termos.
Agora que você já sabe o que é aposto, continue a leitura e entenda como identificá-lo nas frases. O Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, oferece bolsas de estudo com desconto.
Como saber se um homem está te levando a sério?
Como ganhar cápsulas três corações?
Como ganhar dinheiro extra na enfermagem?
Como fazer tempo no Little Alchemy 2?
Como ganhar dinheiro no Peoople?
Como funcionam as ventosas para fixação?
Como ganhar coisas grátis no Free Fire?
Como usar cupom no iFood na segunda compra?
O que fazer para ele não esquecer de mim?
Como funciona o cashback da Americanas?
Como saber se a pílula anticoncepcional não está fazendo efeito?
Como ganhar diamantes de graça no Free Fire?
Como saber se uma pessoa é mau-caráter?
Como ganhar dinheiro indicando a Magazine Luiza?
Como ganhar dinheiro com programas de afiliados?