O alvo costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. Muitas vezes por isso é muito difícil o jovem que sofre com o bullying começar a reagir. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendência é que a provocação cesse.
Sinais de bullying
Em geral, seus alvos são crianças ou adolescentes pouco sociáveis, inseguros ou desesperançados quanto à possibilidade de adequação ao grupo, e que, em razão disto, não dispõem de muitos recursos para reagir ou cessar o bullying. Que efeitos o bullying pode ter sobre aqueles que vivenciam a situação?
O que leva o autor do bullying a praticá-lo? Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações.
É preciso ficar atento a sinais como medo ou falta de interesse em ir à escola; queda no rendimento escolar; sintomas como dor de cabeça, insônia ou excesso de sono; mudanças repentinas de comportamento; roupas, livros e pertences danificados; não querer que os pais vejam o que está no celular ou no computador e ...
Transtornos psicológicos O isolamento, as humilhações e a forte sensação de medo propiciam impactos a longo prazo nas vítimas do bullying. Baixa autoestima, insegurança, ansiedade, estresse, ataques de pânico e depressão são alguns exemplos.
Além de causar baixa autoestima e dificuldade de relacionamento, o bullying afeta a saúde e leva ao desenvolvimento de doenças como a bulimia e a anorexia, além de ser um fator muitas vezes determinante na decisão de cometer suicídio.
Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
O alvo costuma ser uma criança ou um jovem com baixa autoestima e retraído tanto na escola quanto no lar. ''Por essas características, dificilmente consegue reagir'', afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).
Quando identificado, o praticante de bullying geralmente demonstra ter uma atitude e um comportamento bastante negativo. Isso porque ele mostra não se importar nem com o mal que pratica nem com o sofrimento de sua vítima. Por causa disso, podemos encontrar em suas ações e movimentos diários:
Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhações ou depreciações. É uma pessoa que não aprendeu a transformar sua raiva em diálogo e para quem o sofrimento do outro não é motivo para ele deixar de agir.
Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. "É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
O espectador também participa do bullying? Sim. É comum pensar que há apenas dois envolvidos no conflito: o autor e o alvo. Mas os especialistas alertam para esse terceiro personagem responsável pela continuidade do conflito.O espectador típico é uma testemunha dos fatos, pois não sai em defesa da vítima nem se junta aos autores.
Como surgiu o termo Antiginastica?
Como funciona rastreador mini A8?
É possível pagar um boleto na lotérica com cartão de débito?
Tem como recorrer de multa de estacionamento rotativo?
Como padronizar procedimentos administrativos?
Como pagar a primeira e a última parcela do financiamento Santander?
Como pagar dívida ativa taxa de incêndio RJ?
Como pagar fatura de água vencida?
Como pagar boleto no Banco do Brasil com dinheiro?
Como ir para a academia no The Sims 4 pc?
Como pagar boleto com desconto pela internet BB?
Como paginar o projeto de pesquisa?
Como os cachorros foram criados?
Onde se localiza a artéria Poplitea?
Como ligar o aquecedor a gás Rinnai?
Como pagar ônibus em Campinas?
Como os céticos agem diante das coisas?