Note que os disjuntores marcados com uma barra correspondem aos monopolares, protegendo cada fase. Os disjuntores com duas barras são bipolares e protegem duas fases. O IDR foi marcado como tripolar, e protege as duas fases e o neutro.
Sinalização no quadro A identificação pode ser feitas com etiquetas adesivas, mas é importante que ela seja de um material durável e que a identificação nela não se apague facilmente.
Para simplificar ainda mais, anote isso: os disjuntores posicionados do lado esquerdo geralmente ficam com a alavanca em direção ao lado direto quando acionadas. Já os disjuntores posicionados ao lado direito, quando ligados, ficam voltados para o lado esquerdo.
Tudo dependerá da avaliação do profissional. O quadro deverá estar dentro das normas mencionadas anteriormente e das necessidades elétricas da sua residência. O tamanho dele deverá abarcar todos os circuitos e prever um espaço para ampliações futuras, conforme a NBR 5410.
2.2 – Advertência para Quadro de Distribuição 1 – Quando um disjuntor ou fusível atua, desligando algum circuito ou a instalação inteira, a causa pode ser uma sobrecarga ou um curto circuito. Desligamentos frequentes são sinais de sobrecarga.
Ao aproximar o detector de tensão nos cabos o detector apita indicando que esta energizado, mas aproximando dos cabos do padrão A o detector não apita, então devemos prender os cabos com fita isolante para separar.
“Esses circuitos podem ser monofásicos, bifásicos ou trifásicos”, complementa....
Quadros de distribuição - Espaço de reserva | |
---|---|
Quantidade de circuitos efetivamente disponíveis N | Espaço mínimo destinado a reserva (em número de circuitos) |
Até 6 | 2 |
7 a 12 | 3 |
13 a 30 | 4 |
Classificação
Como montar um quadro de distribuição? Depois de todas explicações vamos a montagem de um quadro de distribuição. Antes de começar a montagem de um quadro de distribuição é preciso fazer dimensionamentos dos dispositivos de proteção (disjuntor, DR e DPS) e condutores elétricos (fio ou cabo).
Os componentes usados nesse quadro de distribuição foi um disjuntor bipolar tipo DIN, três DPS, um IDR, cinco disjuntores tipo DIN monopolar, barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN e um barramento tipo pente bifásico. Então vamos a montagem. Componentes principais de um quadro de distribuição.
Antes de começar a montagem de um quadro de distribuição é preciso fazer dimensionamentos dos dispositivos de proteção (disjuntor, DR e DPS) e condutores elétricos (fio ou cabo). Para fazer os dimensionamentos é preciso basicamente aplicar a lei de ohm e consultar as tabelas da NBR-5410.
O quadro de distribuição é obrigatório em todas as instalações elétricas, pois é onde se localiza os dispositivos de proteção de uma instalação elétrica residencial, industrial, comercial etc. O quadro de distribuição é responsável por armazenar, proteger os dispositivos de proteção e faz a distribuição de todos os circuitos da instalação.
O que significa a palavra chegou?
Que o fogo arderá continuamente sobre o altar?
O que é considerado justo título para usucapião?
Como ver a BIOS da Placa-mãe ASUS?
São exemplos de ações de marketing social?
Qual é a época do ano que faz mais frio?
O que causa displasia no cachorro?
Como calcular base retangular?
Como saber de onde veio a mensagem do WhatsApp?
O que é necessário para se inscrever no vestibular?
É requisito objetivo para a concessão do sursis?
O que aconteceu com Anne Gabrielle?
O que fazer para pássaros irem embora do telhado?