Conjunções Conformativas: conforme, como, segundo, consoante, etc.; Conjunções Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.; Conjunções Finais: para que, a fim de que, porque (=para que);
⇒ Adversativas: conectam dois termos ou duas orações com a mesma função, exprimindo uma relação de contraste, de oposição: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto. Exemplo: Ela gosta de comer guloseimas, mas precisa emagrecer.
Locução conjuntiva
As conjunções unem elementos ou orações em um mesmo enunciado. Elas podem ser coordenativas ou subordinativas, dependendo da relação de independência ou de dependência entre os elementos unidos por elas....Conjunções subordinativas.
Classificação | Tipo de relação | Exemplos |
---|---|---|
Finais | Finalidade | para (que) a fim de (que) |
A conjunção “Mas” que introduz o segundo parágrafo cumpre papel coesivo e tem seu emprego justificado pela seguinte razão: a) introduz uma opinião contrária à do autor.
A conjunção "mas" se integra as conjunções coordenativas adversativas, e sua função é expressar relações de contraste/oposição de ideias entre uma oração e outra.
Conjunções coordenativas
São conjunções que exprimem a ideia de alternância, de poder de escolha, de opções. São elas: ou, ou…ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja, nem…nem, já…já, talvez…talvez. Irei à festa ou de ônibus ou de táxi. Vou falar com ele quer você queira, quer não. São conjunções que expressam a ideia de conclusão de pensamento.
São as conjunções que expressam uma soma, adição de pensamentos. São elas: e, nem, também, bem como, como também, não só… mas também, não só… como também, não só… mas ainda, não somente… mas também, não somente… como também. Eu gosto de comer pizza e hambúrgueres.
Conjunções Consecutivas Iniciam orações subordinadas que exprimem a consequência ou o efeito do que se declara na oração principal: que, de forma que, de modo que, de maneira que. Exemplo: Foi tamanho o susto que ela desmaiou. 8.
Conjunções Conclusivas . Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim.
Como fizeram a perna da Arizona?
Como se cadastrar no site da Energisa?
Como rastrear na Direct transportadora?
Tem como recorrer à malha fina?
O que é o letramento na Educação Infantil?
Como saber se o verbo pede preposição ou não?
Como recuperar o HD do Xbox One?
Quais são as divisões entre xiitas e sunitas?
Como resgatar imposto de nota fiscal?
Como mudar o HD de RAW para NTFS?
Como aconteceu a ditadura militar no Uruguai?
Como fazer cadastro no INSS pela internet?
Como corrigir o FGTS não depositado?