Avaliação e tratamento da infecção e biofilmes
Os biofilmes são comunidades que estão fixas a superfícies bióticas ou abióticas. Este se forma e fixa-se numa ferida seguindo três estágios principais: adesão reversível, adesão irreversível e maturação da substância polimérica extracelular (EPS) (PEDRO; SARAIVA, 2012).
Biofilmes bacterianos são comunidades de bactérias envoltas por substâncias, principalmente açúcares, produzidas pelas próprias bactéria, que conferem a comunidade proteção contra diversos tipos de agressões que ela pode vir a sofrer como, por exemplo, a falta de nutrientes, o uso de um antibiótico ou algum agente ...
Onde se localizam os biofilmes? É reconhecida atualmente a multiplicidade de situações em que os biofilmes ocorrem. Em camadas de solos e ambientes aquáticos eles ocorrem naturalmente. Nos ambientes urbanos, podem estar presentes em sistema de tubulações de água e esgoto, reservatórios de água e edificações.
O biofilme é difícil de eliminar por completo17 – mesmo com desbridamento – e volta a formar-se rapidamente18....Este é tolerante a:
As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.
Os biocidas mais amplamente utilizados no tratamento de feridas com biofilmes são a prata, mel, iodo e PHMB (Phillips et al., 2010, Steinberg, 2011).
No tratamento de feridas crónicas com biofilme, se deve incluir o desbridamento, agentes antibiofilme (lactoferrina, xilitol, farnesol) e antissépticos tópicos, como o iodo e a prata iônica.
Os biofilmes são formados pela deposição e adesão de microrganismos em uma superfície de contato, formando uma matriz de exopolissacarídeos onde iniciam seu crescimento.
Os biofilmes são constituídos por bactérias que aderem às superfícies graças a substâncias poliméricas extracelulares (EPS). Estas substâncias podem conter polissacarídeos, proteínas, fosfolipídios, ácidos nucleicos e teicóicos e outras substâncias.
O biofilme pode se aderir a superfícies abióticas (a= negação, Bio= vida; abiótico = “superfície sem vida”), como cateteres utilizados em tratamentos médicos ou bióticas (“bio = vida) como em dentes ou ainda tecidos e células. São estruturas dinâmicas que apresentam etapas de formação, como pode ser observado na figura abaixo.
O primeiro passo na formação do biofilme é a adesão das bactérias planctônicas, ou seja, de vida livre à uma superfície e ocorre de forma aleatória, (Etapa 1 da Figura).
As bactérias passam a secretar substâncias que serão responsáveis pela manutenção da adesão e da camada que envolve o biofilme. Nesta fase há o início da formação de microcolônias e do desenvolvimento da arquitetura do biofilme maduro (Etapas 3 e 4 da Figura).
O que define uma pedra ser preciosa?
Qual a melhor vitamina para cansaço e falta de energia?
Qual a velocidade máxima da BMW 1200 cilindradas?
O que é uma tabela nutricional?
O que causa a tireoide e quais são os sintomas?
Como utilizar o alecrim para a queda do cabelo?
Como chama lixeiro em Portugal?
Como saber se o cachorro está com pedra na vesícula?
Quantos ingressos foram vendidos para SP e Juventude?
Como preparar a pele para descolorir os pelos?
Como é o repouso de cirurgia pterígio?
Em que situações é permitida a reprodução de uma obra intelectual?
Qual é o sobrenome mais importante?