O tempo de imersão de próteses acrílicas deve ser no máximo de 15 a 20 minutos diários e para as próteses parciais removíveis metálicas, esse período não pode exceder 10 minutos. Após o tempo indicado, as próteses totais e parciais devem ser enxaguadas e imersas em água fria durante toda a noite.
Limpeza da prótese: coloque uma toalha sobre a pia, assim, se a prótese cair não vai quebrar. Escove sempre depois de comer usando outra escova e sabão neutro ou de coco ou sabonete. Pastas de dentes são para dentes. Devem ser escovados os lados de fora e de dentro, que fica em contato com a gengiva.
A higiene das próteses removíveis deve ser realizada com escova de dente macia e um sabão ou detergente neutro. Nunca utilize pasta de dente, pois esta contém abrasivos que podem arranhar sua prótese.
Para a prótese total, pode ser utilizado sabão neutro e água durante a escovação, e uma vez por semana dissolver uma colher de chá de hipoclorito de sódio (água sanitária) em um copo com água, deixar a prótese imersa durante 15 minutos, este processo deve ocorrer uma vez na semana.
Deve-se sempre explicar ao paciente que o uso de produtos caseiros como água sanitária ou pós de limpeza (tipo Sapólio) não são indicados, uma vez que descolorem e arranham o acrílico.
26 curiosidades que você vai gostar
Recomenda-se o uso de escovas específicas para prótese e de sabonete neutro ou pasta de dente não abrasiva. Evitar o uso de água morna ou quente. Deve-se limpar a parte que fica em contato com a gengiva e a parte dos dentes artificiais. Como já mencionado, as próteses removíveis podem ser parciais ou totais.
Para isso fazer a limpeza da dentadura é aconselhado:Encher um copo com água e elixir de limpeza, como o da Corega ou da Polident;Escovar a dentadura, utilizando água e pasta de dentes, para remover sujeira e restos da cola;Mergulhar a dentadura no copo com água e elixir durante a noite.
A limpeza das próteses é essencial para evitar o acúmulo de sujeira. O uso de produtos efervescentes pode trazer eficiência na hora de fazer a higienização da sua dentadura. Alternativamente, seu dentista também poderá indicar uma limpeza com jato de bicarbonato de sódio.
Coloque 10 gramas de bicarbonato em um copo com água fria, mergulhe a dentadura previamente limpa e deixe agir por meia hora. Depois enxágüe bem, seque com cuidado e pode voltar a usar.
Misture uma parte de água a uma parte igual de vinagre.
Use uma quantidade que baste para mergulhar a dentadura e despeje a solução no recipiente onde ela ficará. Para facilitar a inclusão dessa limpeza à rotina, faça-a antes de dormir. Prepare a solução no mesmo momento em que lavar o rosto e se trocar para dormir.
Pode parecer clichê, mas o melhor lugar para colocar suas próteses durante a noite é em um copo com água limpa. Isso impede que a dentadura fique empenada e perca seu formato original, o que pode causar desconforto na hora de usar.
Pegue meio copo de vinagre branco e adicione água para diluí-lo até o copo ficar cheio. Agora mergulhe a dentadura nele por cerca de meia hora. Retire sua dentadura depois de meia hora e enxágue bastante com água corrente. O tártaro solto será removido pela água.
A limpeza da prótese deve ocorrer de maneira semelhante à dos dentes naturais, ou seja, com o uso de escova de cerdas macia e creme dental. Ademais, os pacientes de prótese total também podem optar por escovas interdentais específicas para a limpeza do espaço que existe entre o implante e a prótese.
Porém, alguns acessórios ampliam a higienização da prótese fixa em casa. É o caso da escova modelo unitufo, a qual facilita a limpeza da região com cerdas especiais. Fora isso, o fio dental de ponta rígida, em material nylon, melhora a inserção do utensílio entre os dentes, auxiliando a remoção de resíduos na dentição.
Para os pacientes que usam próteses extensas ou em todos os dentes, no entanto, a situação não é tão favorável. “Nessa situação não é possível realizar o clareamento”, afirma o especialista. Se esse for o seu caso, portanto, a única forma de deixar seu sorriso mais branco é por meio da substituição das próteses.
O fixador de dentadura em creme é vendido em tubos, similar ao da pasta de dente. Trata-se de um produto pastoso e que deve ser aplicado na base na dentadura, como se fosse uma cola, que serve para grudar a prótese na gengiva.
Faça uma boa limpeza da dentadura
Após cada refeição, remova a dentadura e escove-a com sabão neutro – evite o uso de creme dental, pois são muito abrasivos -, depois enxágue bem em água corrente. O ideal é usar uma escova dental específica para a limpeza de dentadura.
Para utilizar o hipoclorito de sódio, de forma esporádica, é recomendado que a prótese de resina acrílica seja imersa numa solução de 15 ml de hipoclorito de sódio com concentração de 2-3% (água sanitária convencional) diluídos em 300 ml de água durante, no máximo, 15 a 20 minutos diários.
CAUSAS DA HALITOSE
Apesar de haver muitas causas de halitose, uma das mais comuns é a formação da placa bacteriana entre e ao redor dos dentes. Isso ocorre porque essas bactérias quebram pequenos pedaços de comida na sua boca e liberam um desagradável odor, causando o mau hálito.
O mau cheiro pode ocorrer pela má adaptação da prótese, inflamação da gengiva ao redor do dente e até a higiene bucal deficitária. procure o dentista para uma avaliação.
A acumulação da placa bacteriana é uma das principais causas do sangramento das gengivas (gengivite). Quando as bactérias se acumulam na sua boca, as toxinas produzidas podem levar a mau odor da boca. As bactérias decompõem restos de comida na boca e podem libertar gases com mau odor, provocando mau hálito.
Como mastigar melhor com uma dentadura?Evite alimentos pegajosos e muito duros. ... Corte os alimentos em pedaços pequenos. ... Mastigue devagar e dos dois lados. ... Sempre higienize a dentadura. ... Remova a dentadura ao dormir.
Pode ou não pode passar a noite com a prótese? De noite, o organismo diminui a produção de saliva. A falta desse fluído pode resultar em muitas bactérias no meio bucal, principalmente para quem usa prótese dentária removível. Por isso, não é recomendadol o uso do acessório durante o sono.
O tempo de adaptação à dentadura com dieta restrita costuma durar 30 dias – alguns indivíduos relatam que só voltaram a comer normalmente passados 2 meses da instalação da prótese total.
Quanto custa o Kg de bagagem da GOL?
O que é uma isomeria de cadeia?
O que é deslocamento intervalo de tempo?
São bons exemplos de ondas eletromagnéticas?
Como entrar em um ginásio Pokémon GO?
Quando começa e quando termina o dia?
O que é agricultura sustentável e alternativa?
O que é o roaming de dados do iPhone?
Como são classificados os ésteres?
Como identificar deslizamentos de terra?
Como calcular os dias de remição?
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com doença de Crohn?
Qual a importância do corpo e movimento na educação infantil?
Qual é a patente mais alta da Marinha?