Para ativar o cache L2 no Windows: Clique duas vezes em HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > Session Manager > gerenciamento de memória. na janela da direita, você tem que encontrar uma chave chamada "SecondLevelDataCache", clique com o botão direito nele e clique em 'Editar'
Clique com o botão direito do mouse na unidade na qual você deseja ativar ou desativar o cache de gravação de disco e clique em Propriedades. Clique na guia Políticas. Clique para selecionar ou limpar a caixa de seleção Habilitar o cache de gravação no disco, conforme apropriado. Clique em OK.
Se você não sabe quanto de Cache L2 sua máquina possui, entre no Site do Google e digite "Cache L2 (nome do seu processador)" ou algo do tipo, e ele achará sites que mostram vários Caches L2 de várias máquinas.
Como limpar a memória RAM e deixar o PC mais rápido
Em qualquer processador o L2 vem ativado (se existir) podendo ser desativado apenas na BIOS, não ha nada que o Windows possa fazer para desativa-lo ou restringir o tamanho, a chave SecondLevelDataCache serve para que o Windows saiba qual o tamanho do cache de forma a diminuir conflitos na hora de alocar memória, vale ...
A memória cache L2 é programada para salvar dados e informações. Já a memória cache L3 é uma memória de maior tamanho para salvar conteúdos “genéricos”, que supostamente podem ser requisitados por quaisquer núcleos para dar continuidade às tarefas.
Níveis de memória cache A memória cache é dividida em alguns níveis, conhecidos como L1, L2 e L3 (L significa Level, em inglês). Eles dizem respeito à proximidade da memória cache das unidades de execução do processador. Quanto mais próxima ela estiver da unidade de execução do processador, menor será o seu número.
En otras palabras, la caché es un tipo de memoria a la que el procesador tiene acceso directo, casi instantáneo, y en la que se almacenan los datos e instrucciones que más utiliza para «tenerlos a mano» de manera inmediata.
El tamaño de esta caché suele rondar los 256 KB, aunque en algunos modelos de procesador ya llega a 1 MB. Por ejemplo, un Intel Core i9-9900K tiene 512 KB de caché L1. La caché L2 es un poco más lenta (pero todavía muy rápida) y algo más grande que la L1. Normalmente tiene entre 256 KB y 8 MB de capacidad.
Para ver cómo funciona la memoria caché, debemos saber que los ordenadores tienen tres tipos de memoria: por un lado, está la memoria de almacenamiento, la que encontramos en discos duros y SSD, que suponen el repositorio más grande del equipo.
En modo mejorado vemos como las velocidades son bastante menores, del orden de los 250 MB/s de lectura y de 126 MB/s de escritura, a cambio, los datos de la caché siempre se mantendrán seguros aunque el sistema se apague repentinamente por un fallo de la corriente o cualquier otro problema.